Crianças internadas nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Otávio de Freitas, no Recife, não ficaram de fora das festividades juninas. Na tarde desta segunda-feira (26/06), a coordenação dos setores realizou o São João para os pacientes e seus acompanhantes, além de funcionários lotados nessas unidades. Alguns pacientes não puderam participar por apresentarem instabilidade clínica, porém a equipe da unidade viabilizou que um trio pé de serra os visitasse para um breve momento de “arrasta pé”. Os dois setores contabilizam 29 leitos para assistência de pacientes com perfis crônicos e agudos.
Os pacientes que tinham autorização médica e condições de locomoção para se dirigirem ao pátio da unidade. Esse foi o caso de Vanessa Nascimento, mãe de Analu Vitória, de 3 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital há três meses. Com a filha considerada uma paciente crônica, Vanessa divide sua atenção entre as visitas ao HOF e os cuidados com outra filha, hoje com 7 anos. “Embora eu não tenha mais forças e ânimo para festas e comemorações, ouvir o som do forró aqui hoje dar um conforto e força para seguir em frente e ajudar as minhas filhas, tanto a que está aqui no hospital quanto a que está em casa”, lamenta.
Para a médica intensivista e coordenadora da UTI pediátrica, Manuela Toscano, a humanização do atendimento ao paciente é um importante fator para recuperação e importante aliado para quem acompanha os pacientes. “A gente já procura trazer momentos de mais humanização pra os nossos pacientes, pois em sua maioria são pacientes que não possuem condições de deixar o leito e até mesmo receber alta, como no caso dos pacientes crônicos. Com a festividade do período junino, tentamos trazer um pouco do momento lúdico da nossa cultura, da nossa região pra que eles possam vivenciar, nem que seja pra conhecer e reconhecer os símbolos, as bandeirinhas, os balõezinhos”, disse. Para comemoração do São João, as coordenações das unidades decoraram um espaço temático e no cardápio da festa, bolo de milho, canjica, pamonha.