Em tempos de rede social e comunicação pela internet, a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Miguel Arraes (HMA) programou uma atividade divertida, ágil e informativa para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, lembrado este sábado, 5 de maio. Nessa sexta-feira (4), o grupo percorreu os corredores do internamento do hospital com uma “base” de fotos para postagem na rede social Instagram, balões e brindes. O objetivo foi promover um “Quiz” sobre Higiene das Mãos com os profissionais de saúde. Os participantes estouravam os balões, respondiam às perguntas e recebiam o brinde em caso de acerto.
O intuito, com a dinâmica, foi informar sobre a importância de higienizar as mãos antes e depois dos procedimentos com o paciente. Foi abordada a utilização do álcool gel, que está disponível nos corredores do hospital, além da água, sabão e papel-toalha. Segundo a gerente da CCIH, Sandra Assis, os profissionais devem estar atentos aos dispensadores de álcool gel: “devemos usar e abusar do álcool, então não podemos deixar faltar o produto e, quando acontecer, solicitar sempre um novo carregamento”.
A atividade lúdica continua na próxima segunda-feira (7), com visitas aos demais setores do HMA. O objetivo é o mesmo: incentivar a prática de higienizar as mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade do cuidado com o paciente.