A Secretaria-Executiva de Gestão e Vigilância em Saúde elaborou uma nota técnica para esclarecer a população e os profissionais de saúde sobre a febre amarela. Veja abaixo:

FEBRE AMARELA

É uma doença infecciosa viral aguda, que se manifesta por insuficiência hepática e renal, podendo matar em uma semana. A doença pode apresentar-se sob duas modalidades: urbana e silvestre. A febre amarela urbana está erradicada desde 1942, quando foi registrado o último caso no Acre. A febre amarela silvestre ocorre desde 1934 nas Regiões Norte e Centro-Oeste. A maior incidência da doença ocorre nos meses de janeiro a abril, no período das chuvas, quando aumenta a quantidade de mosquitos, coincidindo com a maior atividade agrícola.

TRANSMISSÃO: Pode ser transmitida ao homem pelo mosquito Aedes Aegypti infectado (febre amarela urbana) através da picada. Os mosquitos Haemogogus e Sabethes infectados transmitem a febre amarela silvestre.

SINTOMAS : febre, cansaço, mal-estar, dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem). Nauseas, vômitos e diarreia também surgem por vezes. Alguns individuos são assintomáticos. Em suas formas fulminantes, compromete o fígado e os rins, além de provocar manifestações hemorrágicas, que podem causar a morte se não houver tratamento imediato.

MEDIDAS DE CONTROLE :

Vigilância Epidemiológica- Nos estados onde a doença não é endêmica, como é o caso de Pernambuco, a Secretaria de Saúde realiza a vigilância de casos suspeitos de Febre Amarela aplicando o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos os casos suspeitos são imediatamente notificados à Vigilância Epidemiológica para a realização do exame específico e demais medidas. Até o momento não há registro de casos autóctones (adquiridos na região) em Pernambuco.

Imunização - A vacina deve ser realizada pelo menos 10 dias antes de viagens para estados ou países onde a Febre Amarela é endêmica.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

Aeroporto - para viagens internacionais as segundas e quintas-feiras (manhã e tarde); terças, quartas e sextas-feiras ( só à tarde).

Telefone: 3322-4274

Unidades de Saúde do Recife - para vôos domésticos (todos os dias, manhã e tarde).

DS I

DS II

DS III

DS IV

DS V

DS VI

Policlinica. Waldemar de Oliveira-

 Santo Amaro

Telefone: 32321449

 

 

 

U.S. Monteiro de Moraes

Beberibe

Telefones: 3232- 7839/7866

U.S. Luís Wilson

Bomba do Hemetério

Fone: 3232-7842

U.S. Clementino Fraga

Vasco da Gama

Telefone: 3232-4436

U.S. Albert Sabin

Tamarineira

 

Fone: 3441-2252/2257

Policlinica Lessa de Andrade

Madalena

Telefones: 3232-7587/7583

Policlínica Agamenon Magalhães

Afogados

Telefones: 3232-2278/2288

U.S. Dom Miguel de Lima Valverde

Boa Viagem

Telefone: 32323531