A Secretaria Estadual de Saúde (SES) preparou um esquema de reforço dos serviços de atendimento e remoção de urgência para o desfile do Galo da Madrugada. Uma das novidades no Carnaval deste ano é o funcionamento do resgate aeromédico, serviço institucionalizado pela SES em Julho do ano passado, em plena crise dos médicos. Na época, pacientes que não encontravam atendimento nas unidades do Recife foram transferidos de helicóptero com sucesso para hospitais de outros estados. De lá para cá, o programa passou atuar principalmente nas estradas, socorrendo e removendo os acidentados.

O resgate é especialmente importante porque, em casos de extrema urgência ou necessidade de uma transferência rápida para uma unidade de referência distante, reduz sensivelmente a espera pelo socorro. Para se ser uma idéia, o helicóptero gasta apenas 28 minutos para chegar a Caruaru e 45 minutos para Garanhuns. Entre agosto de 2007 e janeiro deste ano, foram 131 operações realizadas. Em todas as situações em que podia atuar (vítima ainda com vida), o resgate aeromédico garantiu a sobrevivência dos pacientes.

No dia do Galo, a base do helicóptero será no estacionamento do Metrorec (antiga estação de metrô), por se tratar de uma localização estratégica para possíveis ocorrências. Com exceção deste dia, o helicóptero fica de sobreaviso no hangar do Aeroporto dos Guararapes. O horário de funcionamento continua o mesmo, das 7h às 17h. Revezam-se na aeronave Bell 407, equipada com uma UTI e avaliada em R$ 3 milhões, sete médicos, sete enfermeiros, um piloto e um operador.

Samu - No Recife, quatro postos avançados vão funcionar em locais estratégicos durante o período carnavalesco. Terá postos no Marco Zero, rua do Sol, Floriano Peixoto e Praça do Diário. Os serviços funcionarão à noite, das 19h às 7h, exceto no dia 1º de fevereiro, cujo plantão é 24h, e no sábado de Zé Pereira, quando acontece o Galo da Madrugada, cujo funcionamento será das 8h às 20h.

No dia do Galo, um esquema especial de funcionamento propiciará um suporte efetivo no caso de urgências. Os postos da Rua do Sol e Floriano Peixoto terão duas unidades de saúde básica, enquanto o posto da Praça do Diário contará com uma unidade de saúde avançada, que funcionarão das 9h até o término do bloco.

Bombeiros - Dezoito postos com equipes de Atendimento Pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros vão estar espalhados nas principais ruas por onde passa o bloco. Avenida Guararapes, rua da Concórdia, ponte Duarte Coelho, rua do Sol e Floriano Peixoto são alguns pontos estratégicos. Duas lanchas (com 3 a 4 socorristas) e dois jetski’s (com 2 guarda-vidas) vão dar o suporte para o bloco paralelo Galinha D’água.

Sessenta mil preservativos e orientações para os foliões

Durante o desfile do Galo, a SES distribuirá 60 mil preservativos e 200 mil leques com mensagens de prevenção aos foliões que passarem pela concentração ou estiverem nos camarotes. Ao todo, 100 profissionais do Programa Estadual de DST e Aids trabalharão no Sábado de Zé Pereira na cidade do Recife. Além de fornecer materiais educativos, eles orientarão a população não só sobre os riscos e cuidados para evitar a Aids, como também outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia, herpes, hepatice C e HPV.

Com o tema “Amor e fantasia, só com camisinha”, o programa de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde distribuirá, durante todo o Carnaval, nos principais focos de folia, 1 milhão de preservativos, 10 mil cartazes, 100 mil folders, 60 mil bandanas e 60 mil porta-camisinhas. Ainda no sábado, a Secretaria Especial de Mulheres, com o apoio da SES, vai colocar nas ruas um trio elétrico onde será tocado, no intervalo das músicas, um jingle em ritmo de frevo com o mote da prevenção.