Depois do placar positivo que a Central de Transplante de Pernambuco atingiu o ano passado, com 1.048 doações, a instituição está apoiando o jogo da doação, uma iniciativa da Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF). A partida de futebol, que vai acontecer neste sábado (12), na AABB, contará com a participação de médicos transplantadores, transplantados de fígado, artistas e a imprensa do estado que colaborou com a divulgação das campanhas de doações.
Segundo a coordenadora da CT-PE, Cristina Menezes, o objetivo do jogo é “homenagear esses parceiros que têm sido um apoio fundamental para manter o número positivo de doações”. Foi observado que sempre que ocorre uma maior divulgação da questão do transplante há um incremento na doação de órgãos. Por isso, a coordenadora do CT-PE adiantou que a meta é incrementar as ações todo mês, de forma que a mídia divulgue e, assim, ajude a estimular novas doações.
De janeiro a março do ano passado foram registrados apenas dois transplantes de fígado, mas depois da divulgação das campanhas e o apoio de alguns artistas esse número subiu para sete, em alguns meses. Muitos cantores já confirmaram a presença na partida de futebol, entre eles Petrúcio Amorim, Santanna, Nádia Maia, Cristina Amaral e Almir Rouche.
Serviço:
Jogo da Doação
Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
Hora: A partir das 9h