A Fundação Hemope realizou uma apresentação para seus gestores, diretores e servidores, sobre a implantação da sua Unidade de Controle Interno (UCI). O evento, que foi ministrado pelo gerente da área, Alexandre Chaves, aconteceu na manhã desta segunda (17/06) no Auditório Luiz Gonzaga dos Santos, no Hemope.
O Controle Interno no Hemope não é apenas um atendimento a uma demanda social e interna, mas uma estratégia de governança de Estado, constitucionalmente prevista, que foi considerada fundamental pelo atual governo.
A presidente do Hemope, Raquel Santana, informou que a implementação do Controle Interno visa garantir a transparência, a eficiência e a legalidade dos processos administrativos, fortalecendo a confiança da sociedade nas ações do Hemope e assegurando a correta aplicação dos recursos públicos. “Este é um passo significativo para a consolidação de uma gestão pública mais responsável e comprometida com os princípios da administração pública”, ressaltou Raquel.
De acordo com Alexandre, a UCI é responsável pelo gerenciamento de riscos e controles (objetivos específicos do gerenciamento de riscos, como: conformidade com leis, regulamentos e comportamentos éticos, controle interno, segurança da informação e tecnologia, sustentabilidade e avaliação da quantidade). “Seguindo os passos e diretrizes estabelecidos, a UCI poderá desempenhar seu papel de forma eficaz, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e para a tomada de decisões de alta gestão”, concluiu.