O Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra, ligado à Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), passa a adotar, a partir de junho, um novo protocolo no atendimento aos pacientes vítimas de traumas graves com hemorragia. A apresentação foi feita nesta quinta-feira (09/05) aos profissionais da instituição. O HR recebe, por dia, cerca de 65 pacientes na Unidade de Trauma, considerado como uma das principais causas de morte no mundo e um grave problema de saúde pública do Brasil.
Quem conduziu a apresentação aos profissionais do HR foi a médica residente de Hematologia e Hemoterapia do Hemope, Rochelle Rocha. As evidências científicas apontaram que a adoção do protocolo de sangue total ajuda na recuperação do paciente com choque hemorrágico grave. Três estados brasileiros - Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo - já utilizam a estratégia.
De acordo com a responsável técnica pela agência transfusional do Hospital da Restauração, Audrey Vasconcelos, o protocolo de sangue total, que passará a ser utilizado na Unidade de Trauma, vai otimizar o uso de hemocomponentes - como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco.
"Aqui em Pernambuco, 1,9% da população é doadora, e a gente precisaria de 5% das pessoas doando, para cobrir o estado. Com a mudança, em vez de usar vários produtos do sangue , duas, três ou quatro vezes, serão usadas duas bolsas de sangue total. Então, vamos reduzir o uso de hemocomponentes, diminuir o número de reações transfusionais, melhorar a resposta clínica ao choque e, o mais importante, reduzir a mortalidade”, explica Audrey, que é médica hematologista e hemoterapeuta.
O diretor geral do HR, Petrus Andrade Lima, garante que a utilização do protocolo pela instituição é seguro e eficiente para os pacientes que têm hemorragias graves devido a traumas. “É um protocolo novo no Hospital da Restauração, mas que já é amplamente utilizado em países como os Estados Unidos e também da Europa. Importante frisar que o sangue total é testado exatamente igual ao sangue processado e separado, não há mudanças em relação à segurança do processo. Todas as regras e cuidados permanecem os mesmos. Todo mundo pode ter segurança que o protocolo com sangue total só traz benefícios à população que usa o sangue, é seguro e não traz nenhum risco maior que uma hemotransfusão habitual”, afirma Petrus.
COLETA - No Hospital da Restauração funciona uma unidade de coleta de sangue para servidores e parentes de pacientes internados na instituição. Grupo de doadores também podem se organizar para doar, entrando em contato através do Serviço Social, localizado no térreo. As doações podem ser feitas de domingo a sexta-feira, das 7h15 às 19h30. É possível agendar o horário da doação. A capacidade de coleta é de cerca de 90 doadores por dia.