Para marcar o Dia Internacional de Conscientização das Mucopolissacaridoses, celebrado no último dia 15 de maio, o Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), localizado em Salgueiro, no Sertão do Estado, realizou uma ação educativa em frente ao Salgueiro Shopping, no bairro de Santo Antônio. 

Com a blitze do #MPSDAY, funcionários e membros da diretoria do Inácio de Sá distribuíram panfletos informativos sobre a mucopolissacaridose, doença genética rara que compromete diversos sistemas e órgãos do corpo humano. 

O CENTRO - O Centro de Terapia de Reposição Enzimática Brendo Willys da Silva, no Regional de Sá, foi criado em 2011. O serviço atende pacientes de toda região do Sertão central de Pernambuco diagnosticadas com doenças genéticas raras, com foco em uma atendimento mais humanizado, proporcionando, dessa forma, maior comodidade e facilidade para esses tratamentos. Atualmente, serviço conta com seis pacientes em terapia e cinco pacientes aguardando a medicação. Entre as patologias mais tratadas estão a mucopolissacaridose tipo VI, a doença de Guacher e a doença de Fabry.

Os atendimentos acontecem sempre às segundas-feiras. No local, além do tratamento em si, há coleta de amostras para exames de diagnóstico e acompanhamento com equipe multidisciplinar, que são: três médicos, uma fonoaudióloga, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, duas fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga.