Representantes de unidades hospitalares do Recife e Interior do Estado reuniram-se, nesta terça-feira (22.05), na Secretaria Estadual de Saúde (SES), para mais um encontro mensal do Núcleo de Economia da Saúde (NES). Os Núcleos têm como principal atividade a gestão de custos, além de fomentar a prática de melhoria dos processos de trabalho nos hospitais, apontando para a equipe gestora aspectos que podem qualificar as práticas desenvolvidas nas unidades e, com isso, melhorando a saúde prestada aos usuários.
Na pauta da reunião, o acompanhamento e discussão do processo de implantação da gestão de custos nos hospitais públicos e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da coordenadora do NES do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Ana Selva. O tema do trabalho da coordenadora foi: “Avaliação dos Custos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HAM no ano de 2016”.
“A Diretoria-Geral de Informações Estratégicas vem desde 2015 trabalhando sistematicamente na implantação da gestão de custos em nos nossos hospitais, na perspectiva de promover a eficiência dos gastos públicos, organizar processo de trabalho dos centros de custos, promover a integração e implantar a cultura da gestão de custos hospitalares. Atualmente, são 17 unidades hospitalares participando do processo e 9 já alimentando o sistema Apurasus”, afirmou a diretora geral de Informações Estratégicas da SES, Inês Costa.
Participaram do encontro, os representantes dos hospitais Otávio de Freitas, Restauração, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Jesus Nazareno, Dom Moura, José Fernandes Salsa, Belarmino Correia, de Câncer de Pernambuco e Procape.
Os Núcleos foram implantados a partir de 2015 e, atualmente, fazem parte os hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães e Correia Picanço, Procape, Ulysses Pernambucano e o Geral de Areias, localizados no Recife, o Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), a Farmácia de Pernambuco e o Hemope. Nos municípios do interior, o Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns), Jesus Nazareno e Regional do Agreste (Caruaru), Inácio de Sá (Salgueiro), e o Hospital Regional José Fernandes Salsa (Limoeiro), e o Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada).