A partir deste mês de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) migra os atendimentos do Acolhe SES, iniciativa voltada para apoio emocional dos profissionais de saúde, para o Atende em Casa, desmobilizando o 0800 utilizado anteriormente. Com isso, o serviço de teleacolhimento fica totalmente concentrado no Atende em Casa, por meio do aplicativo em celular com sistema Android ou pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br. A ferramenta pode ser acessada tanto pelos trabalhadores de saúde, inclusive aqueles que permanecem na linha de frente da Covid-19, quanto pela população em geral.
"Nós já tínhamos incluído o teleacolhimento no Atende em Casa e, agora, fazemos a fusão das duas iniciativas no aplicativo, que tem se mostrado de sucesso para a marcação de exames da Covid-19, teleatendimento de casos suspeitos e também para prestar apoio emocional. Uma equipe formada por diversos profissionais de saúde faz a escuta qualificada do público e, quando necessário, após a avaliação das demandas, encaminha para outros tipos de atendimento ou serviços de referência em saúde mental", afirma a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-PE, Fernanda Tavares.
Durante o teleacolhimento, os profissionais buscam identificar as principais situações enfrentadas pela sociedade durante a pandemia da Covid-19: angústia, medo, ansiedade, violência, problemas financeiros, luto e automedicação. Os profissionais podem encaminhar o usuário para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Estado; para a rede de proteção a pessoas vítima de violência; ou para equipe de referência diária – para aqueles usuários que necessitem de continuidade do atendimento por psicólogo ou psiquiatra da rede de retaguarda.
A equipe multiprofissional do Atende em Casa é formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e profissionais que trabalham com Terapias Integrativas.
Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR