Termina no próximo dia 10/09 o período de Avaliação de Desempenho dos servidores estatutários (médicos e analistas, assistentes e auxiliares em saúde) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A iniciativa faz parte do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para progressão funcional e salarial. Ao todo, mais de 19,1 mil profissionais poderão participar do processo. O formulário de recurso e planos de metas estão disponíveis AQUI.
Até 2015, apenas os médicos participavam dessa ferramenta de progressão funcional. Em 2016, por determinação do governador Paulo Câmara, houve a expansão para todos os cargos efetivos da SES. Com isso, a Avaliação de Desempenho, que era realizada por 3,9 mil médicos, passou para os atuais 19,1 mil trabalhadores da saúde das mais diversas categorias, um aumento de 390%. Importante lembrar, ainda, que os médicos com vínculo com o IRH, UPE, Hemope, SDS, SAD e Funase que estão cedidos à SES-PE também podem ser avaliados.
Entre 2015 e 2019, mais de 58 mil avaliações foram realizadas. Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, todos os servidores tiveram a progressão automática. "Nesses dois últimos anos, os trabalhadores da saúde desempenharam um papel fundamental no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, ratificando sua importância perante a sociedade. A SES-PE vem permanentemente trabalhando para reconhecer esses trabalhadores, qualificando os serviços, fazendo chamamentos e, com isso, fortalecendo o SUS no nosso Estado. A Avaliação de Desempenho é mais uma ferramenta que ratifica esse reconhecimento", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A Avaliação de Desempenho consiste num importante instrumento de gestão, que além de proporcionar a progressão funcional e o aumento de salário daqueles servidores que obtém um desempenho satisfatório, possibilita a verificação do comportamento geral das equipes que atuam nas áreas assistenciais e no nível central. O incentivo no âmbito financeiro pode gerar ganhos reais que variam de 1% até 2,5% ao ano.
COMO PARTICIPAR – Todo o processo da Avaliação de Desempenho é feito pelo site www.gestaododesempenho.pe.gov.br, que deve ser acessado exclusivamente pelo navegador Google Chrome. O servidor deve utilizar o CPF como login e a senha do contracheque como senha. As chefias que não possuírem vínculo com o Estado deverão acessar utilizando a senha "governo" e alterar posteriormente. Após concluído o período avaliativo, em 10 de setembro, os profissionais que se sentirem prejudicados poderão entrar com recursos no período 13/09 a 24/09.
A Avaliação de Desempenho é dividida em três etapas, que inclui a autoavaliação, avaliação da chefia imediata e de metas, que leva em consideração indicadores do servidor e da unidade em que atua. Por meio desse processo, é possível avaliar o desempenho dos servidores na realização de suas funções e atividades, bem como no alcance dos resultados institucionais.
Dúvidas sobre a Avaliação de Desempenho podem ser sanadas pelo (81) 3184.0017 / 0329 ou diretamente nas unidades de saúde ou nas Geres de lotação do profissional.