A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizará, na próxima terça-feira (19/04), das 14h às 16h, a aula inaugural com o tema “Federalismo no Brasil e a Governança no SUS” que marcará a abertura do curso “Governança no SUS”. Este tem como objetivo desenvolver estratégias de fortalecimento e de atuação dos gestores e técnicos nos espaços de Governança em saúde no SUS com foco no planejamento regional integrado nas quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco.

A diretora da ESPPE, Célia Borges, fará a mediação da aula que contará com a presença da Professora Dr.ª Kátia Rejane de Medeiros e do Professor Dr. Garibaldi Gurgel, que discutirão sobre de que maneira a organização territorial do poder, característica do federalismo brasileiro impacta na produção da política de saúde, quais os maiores desafios observados para a coordenação necessária dos diversos níveis de governo, no que concerne a política de saúde, considerando as características de distribuição do poder e a autonomia dos entes no federalismo brasileiro, quais os conceitos de governança, governabilidade e capacidade governativa, entre outros assuntos sobre a temática central do debate. 

O público-alvo do curso serão os membros dos Grupos Condutores do Planejamento Regional Integrado (PRI-PE), das Câmaras Técnicas e das Comissões Intergestores Regional (CIR), da Câmara Técnica e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e apoiadores institucionais PRI/SES, organizados em 13 turmas regionalizadas e uma turma no nível central da SES.

Aula Inaugural do curso “Governança no SUS”

Tema: Federalismo no Brasil e a Governança no SUS

Data: 19/04/2022 (terça-feira)

Horário: 14h às 16h

Transmissão pelo Youtube da Esppe - https://www.youtube.com/ESPPE