O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu, nesta terça-feira (16/04), o acolhimento dos 57 novos residentes da unidade hospitalar, que passam a integrar os 16 programas de residência, divididos nas áreas médica, multiprofissional e uniprofissional. Durante a cerimônia, no auditório Newton Pedrosa, os profissionais acompanharam uma breve apresentação sobre a história do HGV e foram apresentados às supervisões.
A diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas, Thaís Almeida, destacou a importância de buscar humanizar o serviço e enxergar o paciente a partir de sua individualidade. “Aqui na residência começa uma nova história na vida profissional de todos. Aproveitem essa oportunidade, ouçam suas equipes, supervisores e os pacientes. Aproveitem o espaço para perguntar, tirem suas dúvidas, pois a residência é um aprendizado mútuo. O hospital vai se tornar a segunda casa de vocês, sejam muito bem-vindos”, enfatizou, durante a abertura.
Um dos novos residentes que foi integrado ao HGV, no programa de especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, foi o médico Leonardo de Sá. Natural de Teresina, no Piauí, o profissional conta suas expectativas com o programa e os motivos que o levou a escolher o Hospital Getúlio Vargas. “Recife é um polo de saúde gigante e o HGV, pelo tamanho do hospital e a complexidade do serviço, é referência em muitas formações de residentes. Eu já sou cirurgião-geral e então decidi concorrer nessa nova área. As expectativas são positivas nessa nova formação”, finalizou.
Ao longo desta quinta (16/04) e sexta-feira (17/04), os residentes terão momentos de acolhimento com os demais setores da unidade. A proposta do encontro é que os profissionais conheçam o funcionamento do HGV e entendam como direcionar suas atuações ao longo do período de residência, que varia, a depender da especialidade, de 2 a 5 anos de formação.
Especialidades – Os programas de residência médica englobam as áreas de anestesiologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia da mão, cirurgia vascular, clínica médica, geriatria, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem e urologia. Já os programas da área uniprofissional se dividem em cirurgia bucomaxilofacial, enfermagem cirúrgica e enfermagem ortopedia traumatologia. O programa multiprofissional é na área de urgência, emergência e trauma.