Mais uma turma do Programa de Residência Multi e Uniprofissionais começou a atuar no Hospital Regional Dom Moura (HRDM). Na manhã desta segunda-feira (04), 14 profissionais participaram de um momento de acolhimento junto a coordenadora do programa Bruna Souza e os preceptores Belarmino Júnior, tutor dos residentes multiprofissionais e coordenador do Núcleo de Educação Permanente do hospital (NEP/HRDM) e Luciana Quirino, enfermeira Obstetra, coordenadora de enfermagem materno-infantil e também responsável pelas residentes uniprofissionais.

Os residentes multiprofissionais, dos cursos de Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além dos uniprofissionais da área de Enfermagem Obstétrica foram aprovados após duas etapas da seleção da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e terão uma carga horária de 60h semanais, divididas entre atividades práticas e teóricas, por um período de dois anos.

Esta já é a 14ª turma de residentes multiprofissionais que irá atuar nos setores do Hospital Regional Dom Moura, e também buscar experiências em instituições municipais, além da V Gerência Regional de Saúde (GERES). “Ficamos muito felizes, pois sabemos os percalços que aparecem em dois anos, são 12 turmas já formadas, então já são 101 profissionais que estão super qualificados para trabalhar em qualquer área do SUS. O Hospital Regional acolhe, apoia e participa do processo de residência, que é considerado um desafio, mas que colhemos muitos bons frutos”, destaca Bruna Souza a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar com ênfase em Gestão do Cuidado.

A fisioterapeuta Dayse Lima, uma das residentes, é de Garanhuns e conta que esta sempre foi sua primeira opção. “Eu escolhi a residência ‘multi’ aqui do HRDM por já conhecer o hospital e também por morar em Garanhuns. Já estagiei em hospital e sempre foi um sonho a residência, principalmente nessa área. Tenho as melhores expectativas e quero aprender muito em todas as áreas do hospital. Como é uma equipe multiprofissional, quero compreender as outras áreas para poder oferecer o melhor para o paciente”, declarou.

Na residência uni profissional o programa oferece treinamento especializado em uma única área de conhecimento, neste caso a enfermagem obstétrica. O foco exclusivo permite uma imersão profunda no campo escolhido, proporcionando uma expertise mais especializada e aprofundada. “A residência é de extrema importância pois é a melhor oportunidade que temos de associar a teoria com a prática. Devo dar destaque a obstétrica, pois estamos lidando diretamente com duas vidas, então é importante ter essa vivência da prática pra saber identificar urgências obstétricas e saber como partejar. Além disso durante a residência, os enfermeiros residentes estão em contato com o que há de mais novo em evidencia cientifica, melhorando assim a qualidade da assistência, onde a gente também vai se atualizando para prestar um atendimento digno para nossas gestantes que procuram o serviço da maternidade do HRDM” salientou Luciana Quirino

A nova turma de residentes multi e uniprofissionais do HRDM é formada por profissionais que vêm de Mossoró (RN), Manari (PE), Abreu e Lima (PE), Pesqueira (PE). Recife (PE), Vitória de Santo Antão (PE), Surubim (PE), Petrolina (PE) e Garanhuns (PE)