A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já iniciou o período de Avaliação de Desempenho dos servidores estatutários da pasta (médicos e analistas, assistentes e auxiliares em saúde). A iniciativa faz parte do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para progressão funcional e salarial. Ao todo, mais de 19,1 mil profissionais poderão participar do processo, que segue até 10 de setembro.
Até 2015, apenas os médicos participavam dessa ferramenta de progressão funcional. Em 2016, por determinação do governador Paulo Câmara, houve a expansão para todos os cargos efetivos da SES. Com isso, a Avaliação de Desempenho, que era realizada por 3,9 mil médicos, passou para os atuais 19,1 mil trabalhadores da saúde das mais diversas categorias, um aumento de 390%. Importante lembrar, ainda, que os médicos com vínculo com o IRH, UPE, Hemope, SDS, SAD e Funase que estão cedidos à SES-PE também podem ser avaliados.
Entre 2015 e 2019, mais de 58 mil avaliações foram realizadas. Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, todos os servidores tiveram a progressão automática. "Nesses dois últimos anos, os trabalhadores da saúde desempenharam um papel fundamental no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, ratificando sua importância perante a sociedade. A SES-PE vem permanentemente trabalhando para reconhecer esses trabalhadores, qualificando os serviços, fazendo chamamentos e, com isso, fortalecendo o SUS no nosso Estado. A Avaliação de Desempenho é mais uma ferramenta que ratifica esse reconhecimento", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A Avaliação de Desempenho consiste num importante instrumento de gestão, que além de proporcionar a progressão funcional e o aumento de salário daqueles servidores que obtém um desempenho satisfatório, possibilita a verificação do comportamento geral das equipes que atuam nas áreas assistenciais e no nível central. O incentivo no âmbito financeiro pode gerar ganhos reais que variam de 1% até 2,5% ao ano.
COMO PARTICIPAR – Todo o processo da Avaliação de Desempenho é feito pelo site www.gestaododesempenho.pe.gov.br, que deve ser acessado exclusivamente pelo navegador Google Chrome. O servidor deve utilizar o CPF como login e a senha do contracheque como senha. As chefias que não possuírem vínculo com o Estado deverão acessar utilizando a senha "governo" e alterar posteriormente. Após concluído o período avaliativo, em 10 de setembro, os profissionais que se sentirem prejudicados poderão entrar com recursos no período 13/09 a 24/09.
A Avaliação de Desempenho é dividida em três etapas, que inclui a autoavaliação, avaliação da chefia imediata e de metas, que leva em consideração indicadores do servidor e da unidade em que atua. Por meio desse processo, é possível avaliar o desempenho dos servidores na realização de suas funções e atividades, bem como no alcance dos resultados institucionais.
Dúvidas sobre a Avaliação de Desempenho podem ser sanadas pelo (81) 3184.0017 / 0329 ou diretamente nas unidades de saúde ou nas Geres de lotação do profissional.
*Postada em 29.07.2021