Foi lançado nesta quinta-feira (07), em cerimônia ocorrida no Auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/HUOC/UPE), o Edital 19/2022 do Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco - SECTI, por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde- SES/PE.

O programa vem atender à necessidade de ampliação dos investimentos em pesquisas que dialoguem com as reais necessidades do Sistema Único de Saúde, fomentando o desenvolvimento científico no estado e a qualificação das práticas de gestão e atenção à saúde da população.

O evento contou com a participação da reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Profª. Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), José Fernando Thomé Jucá, e, representando a Secretaria Estadual de Saúde, o Secretária Executivo de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria Estadual de Saúde, Humberto Antunes, e a Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Fernanda Tavares.

Essa Chamada Pública destina um total de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para financiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas definidas como prioritárias, de acordo com a situação epidemiológica, as necessidades de saúde e a organização da rede de atenção à saúde.

Durante o período de 19 a 25 de maio de 2022 foi disponibilizado um formulário do Google Forms, desenvolvido pela Diretoria Geral de Educação na Saúde DGES/SES-PE, para a realização de consulta às secretarias executivas, diretorias, coordenações e áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde visando o levantamento dos principais problemas de saúde. A partir destes problemas, foram estabelecidas as linhas de pesquisa, agrupadas em 5 (cinco) eixos temáticos: Ações Estratégicas de Vigilância em Saúde; Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS); Gestão do Trabalho e  Educação na Saúde; Saúde da Mulher e Saúde Materno-Infantil; Economia, Gestão e Inovação em Saúde.