A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia (Facepe) realizam, nesta terça (30/11) e quarta-feira (1º/12), o Seminário de Acompanhamento e Avaliação Final dos projetos aprovados na Chamada Pública 10/2017 do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS 2017. O encontro acontecerá no formato online.
Os temas dos projetos que serão avaliados estão dentro dos seguintes eixos temáticos: Estudo das arboviroses de interesse em saúde pública; Vigilância de doenças e riscos à saúde individual e coletiva; Estudos das doenças negligenciadas (cisticercose, doença de Chagas, esporotricose, esquistossomose, hanseníase, filariose, geo-helmintíases, leishmanioses, sífilis e tuberculose); Atenção à saúde e; Inovações em saúde.
O investimento total dessa edição do PPSUS é de R$ 1,8 milhões de reais. Desse total, a contrapartida da SES totaliza R$ 300.000,00. O edital foi resultado de ampla discussão realizada no estado de Pernambuco nos dias 04 e 05 de abril de 2017 na Oficina de Prioridades, que contou com a participação de gestores da SES, Secretarias Municipais de Saúde e pesquisadores das instituições locais de ensino e pesquisa e controle social.
O PPSUS - O Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS é uma das principais ferramentas de apoio à pesquisa em saúde pública no Brasil. O Programa, que foi criado em 2002, é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa e busca apoiar financeiramente o desenvolvimento de projetos nos 27 estados da Federação.
O desenvolvimento do PPSUS possibilita a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia e a mobilização da comunidade acadêmica da área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas prioritários, tendo como parâmetro as necessidades reais de saúde da população brasileira.
O PPSUS conta com parceiros importantes. No âmbito federal, participam o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No âmbito estadual, as Fundações de Apoio/Amparo à Pesquisa (FAP) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Em Pernambuco, o programa é realizado e co-financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE e Secretaria Estadual de Saúde- SES/PE. A gestão do PPSUS na SES é conduzida pela Diretoria Geral de Educação na Saúde da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGES/SEGTES).
Foto ilustrativa: Pixabay