Médicos e enfermeiros lotados em serviços da Atenção Primária à Saúde dos 22 municípios pertencentes a III Regional de Saúde, com sede em Palmares, participaram nesta terça-feira (30/04) de capacitação direcionada para o Manejo Clínico da Criança - Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
O momento de atualização foi ministrado pelo médico pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima. Na ocasião, o profissional reforçou o perfil das crianças mais acometidas por doenças respiratórias neste período, sinais de agravamento e fatores de risco, o atendimento ao caso suspeito de bronquiolite aguda (BVA), o monitoramento de bebês e crianças em clínicos e de leitos de terapia intensiva, etc.
“A capacitação foi excelente, atingiu profissionais médicos e enfermeiros de 100% dos municípios da III Região de Saúde. Através da qualificação dos profissionais podemos ofertar uma assistência mais especializada aos usuários da Atenção Primária à Saúde nesse momento de sazonalidade”, frisou a gerente da III Geres, Joyce Morais.
O cenário epidemiológico para Srag em Pernambuco - da Semana Epidemiológica 01 até a Semana Epidemiológica 18 (de 31 de dezembro de 2023 até o dia 04 de maio deste ano) -, aponta para notificação de 1.955 casos, em todo o Estado. Desse total, a população de 0 a 14 anos de idade representa uma porcentagem de 62,5% (1.221 casos).
Para o enfrentamento do período de sazonalidade, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância, visando a realizando de ações multissetoriais voltadas para a assistência da população, com foco na população pediátrica, a mais acometida.
No mês de abril, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), publicou um decreto de emergência em saúde pública pela elevada taxa de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica, em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O decreto estadual é válido por 90 dias e autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial, com foco na prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil.
Apenas em 2024, a Secretaria colocou em funcionamento 140 leitos pediátricos, entre UTI, UTI Neonatal e enfermaria, com perfil voltado ao atendimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
Fazem parte da III Geres: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.