Entre os dias 16.09 e 17.09, foi realizada, em Garanhuns, a Capacitação em Triagem Neonatal Biológica para os 13 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres), com o objetivo de ampliar novos pontos de coleta para melhoria do acesso ao teste do pezinho. A Secretaria de Saúde de Garanhuns foi parceira na realização, concedendo estrutura para os encontros. O município pretende implantar o teste em 100% de suas Unidades Básicas de Saúde. Em todas as outras cidades da Regional, a oferta será ampliada de acordo com a capacidade e necessidade de cada local.
Segundo a gestora da V Geres, Catarina Tenório, o objetivo é a descentralização do teste do pezinho. "Atualmente, o Hospital Dom Moura é a referência regional para esse teste. Com mais municípios aptos a oferecer o serviço nos Postos de Atenção Básica, teremos maior agilidade para atender à população, ampliando a cobertura", afirma a gestora.
A capacitação propiciou aos 128 profissionais (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem) instruções sobre as doenças identificadas na triagem: Hipotireoidismo Congênito; Fenilcetonúria; Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; e Fibrose Cística; além de informação e orientação sobre a importância do teste do pezinho. Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foram os responsáveis pela capacitação em Garanhuns, com apoio de profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e da V Geres.