A VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), promoveu nesta quarta-feira (20.11), no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), em Petrolina, o Seminário Regional de Atenção a Situação de Crise em Saúde Mental. 

Profissionais de saúde dos 7 municípios de atuação da VIII GERES participaram do evento, assim como outros atores da Rede PE/BA, residentes e estudantes de graduação. O evento teve como objetivo abrir espaço para discussão sobre o cuidado em saúde mental em situação de crise, nas suas diferentes configurações. Nesse espaço foi possível compartilhar diferentes saberes através das experiências cotidianas vivenciadas por profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e usuários da Rede.

O encontro realizado no turno da manhã contou com a participação de Claudia Galindo (Gestora da IV Macro/PE-CRIL), Diego Batista (médico psiquiatra), Jonalva Paranã (psicóloga e coordenadora do CAPS I Sobradinho/BA), Diego Dourado (diretor médico do município de Petrolina/PE) e Audânia Araújo (representante dos usuários CAPS e do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (NUMANS)). Cerca de 80 pessoas estiveram presentes.

As discussões promovidas pelos mediadores abordaram a atenção à crise sob as perspectivas dos processos de regulação de internações dos usuários na RAPS, a importância dos Pontos de Atenção (PA) à saúde se responsabilizarem no cuidado em consonância com a Política Estadual e Nacional de Saúde Mental, o papel dos profissionais de saúde no manejo aos usuários do serviço em situações de crise, com ênfase no suporte medicamentoso como uma das estratégias de intervenção, o cuidado para populações vulneráveis tendo em vista que esse público representa a maioria dos utentes dos serviços, e a desconstrução do estigma à pessoas com transtorno e/ou sofrimento mental respeitando o princípio da equidade sem ferir os direitos e a dignidade humana.

Para Maxwell Costa (Apoiador de Atenção à Saúde Mental da VIII GERES), “o evento foi importante para fortalecer a RAPS da Regional e da Rede PEBA no sentido de refletir e transformar práticas de atuação em seus territórios frente aos desafios da Política de Saúde Mental”.