A gerente da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), Aline Jerônimo, realizou nesta terça-feira (26.01) a primeira reunião oficial de acolhimento para a nova secretária de Saúde de Cabrobó, Gilca Maria e sua equipe, incluindo o vice-prefeito do município, Lucas Novaes, que também é profissional de saúde. O acolhimento é uma parceria de apoio do Estado ao município para desenvolver ações de fortalecimento da gestão municipal de forma integrada.
Em sua fala, Aline reforçou a importância da parceria de gestão estadual com a municipal para desenvolver ações voltadas à população, e ao mesmo tempo, enfrentar os desafios da gestão do SUS, sobretudo, nos dias atuais no contexto da pandemia. Na oportunidade, foi apresentado o papel da Geres e as formas de colaboração da gestão, com foco no monitoramento dos indicadores e das ações de saúde. Ela ainda destacou que este acolhimento permite à nova gestão sanar suas dúvidas sobre os programas do Ministério da Saúde, sobre os desafios da gestão do SUS e a situação de saúde do município.
As coordenadoras e apoiadores da Geres estiveram presentes na oficina para apresentação detalhada das ações por área. O representante da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) também apresentou o cenário do município com foco na mortalidade infantil e na mortalidade por causas evitáveis, incluindo os acidentes de transporte terrestre.
Para a nova secretária de saúde, Gilca Maria, este acolhimento representa um momento de alinhamento das ações de saúde do seu município.
Antes do acolhimento, a VIII Geres elaborou um relatório com as principais ações de saúde e resultado de indicadores mostrando o cenário de saúde do município para subsidiar a nova gestão no planejamento da saúde do município.