O projeto de implantação do novo modelo do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) chegou ao Hospital da Restauração (HR). Nesta segunda-feira (24), a equipe da SES fez a apresentação da proposta do projeto aos profissionais do HR no auditório da unidade. A ideia central é padronizar a atuação do NIR em todos os grandes hospitais do estado, facilitando a articulação com a Central de Regulação. Este modelo permitirá maior controle dos leitos estaduais e maior rotatividade dos mesmos.
No Hospital da Restauração, o trabalho começará de imediato, com o mapeamento dos 830 leitos. A equipe terá a missão de traçar um perfil do hospital, considerado a maior emergência pública do Norte e Nordeste, para padronizar os fluxos e trabalhar de forma unificada. O Hospital Barão de Lucena, também no Recife, já está trabalhando com o novo modelo desde o início deste mês.
Para o diretor geral do HR, Petrus Andrade, a implantação do novo Núcleo Interno de Regulação vai ampliar a atuação deste setor na unidade. “Temos muitos objetivos, como esvaziar as emergências, otimizar as salas de cirurgia e rodar os leitos mais rapidamente, por exemplo. Mas também o NIR tem uma importância muito grande que é a transparência. Se temos dez requisitos claros, o paciente que vai ocupar determinado leito é aquele que preenche os dez requisitos claros, ficando mais justo e coerente para todo mundo”, afirmou o diretor da Restauração.
De acordo com a coordenadora do projeto de implantação do novo NIR na rede estadual, Marcela Jesus, o modelo foi pensado para beneficiar o paciente. “Ele vai ter a garantia de um leito, e a garantia de que ele estará em uma unidade que atenda a clínica a qual pertence. Além disso, vamos ter o monitoramento contínuo do tempo dele na emergência, permitindo enxergar se há algo impedindo que o paciente vá para um procedimento ou seja transferido para outra unidade ou até mesmo receba alta.