Referência em hanseníase no Estado, o Hospital Geral da Mirueira (HGM) completou, na última segunda-feira (28/08), 82 anos de existência. Nesta quinta-feira (31/08), a unidade celebrou a data com direito a bolo personalizado, apresentações musicais de funcionários e pacientes, jogo de futebol e, como encerramento, almoço para os presentes. A solenidade contou com a presença da gestão e dos servidores da unidade, representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), além de pacientes em tratamento e outros que já receberam alta, mas mantiveram vínculo com os funcionários.

Além de comemorar as conquistas e referenciar o esforço dos servidores na melhoria da unidade, o evento serviu como um momento de reflexão, com intuito de estabelecer o foco contínuo na luta pela melhoria do hospital.

Fundado em 29 de agosto de 1941, o Sanatório Padre Antônio Manoel, mais tarde chamado de Hospital Geral da Mirueira, foi criado para ser um hospital-colônia, com o intuito de abrigar pessoas que foram acometidas por hanseníase.

O diretor geral da unidade, José Carlos Rosa, relembrou, com muita emoção, a sua chegada, em 1978, numa unidade que funcionava com apenas três médicos e um dentista: “Não existiam outros profissionais de saúde, nós não tínhamos enfermeiras, nem técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, nós não tínhamos bioquímicos, biomédicos, nós não tínhamos farmacêuticos, não tínhamos nada”, explicou.

O Hospital Geral da Mirueira continua sendo referência estadual no tratamento de pacientes portadores da hanseníase e promove a desintoxicação de dependentes de álcool, entre outras drogas. O serviço conta com 137 leitos, sendo 76 para tratamento clínico para os dependentes químicos e alcoólicos e 61 leitos para tratamento de hanseníase. 

A unidade oferece, ainda, atendimento ambulatorial para a comunidade, nas especialidades de clínica médica, cardiologia, dermatologia, psiquiatria, pneumologia, geriatria e vascular.

Por fim, o HGM dispõe de um Núcleo de Reabilitação Social Psicossocial, com fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de ofertar exames de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma.