Nesta quarta-feira (24/04), Dia Mundial de Combate à Meningite, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen/PE), lança o painel de meningite/encefalite que testa diferentes bactérias, fungos e vírus causadores da doença. O painel vai acelerar o resultado das amostras em 24h para meningite viral e em até 48h para a forma bacteriana da doença.
Antes da implantação da ferramenta, as amostras de casos suspeitos da doença eram enviadas para o Estado do Rio de Janeiro, demandando tempo maior no recebimento do resultado. Diante da evolução rápida da meningite, o laboratório implementa o painel que ajuda a dar celeridade no diagnóstico, oportunizando um tratamento à doença de forma ágil e eficaz.
O painel é realizado por meio de um recurso de PCR Multiplex - capaz de detectar várias sequências de agentes biológicos em uma única amostra. A ferramenta do Lacen/PE tem capacidade de testar 14 tipos diferentes de patógenos causadores da meningite e encefalite.
A diretora geral do Lacen/PE, Keilla Paz, salientou a importância da aplicação do painel e evolução no diagnóstico mais ágil e mais assertivo das amostras. “A confirmação do agente causador é imprescindível no reconhecimento laboratorial de casos suspeitos, tanto no curso endêmico da doença, quanto em situações de surto.”, explicou Keilla Paz.
Meningite - A doença é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal chamadas de meninges. A doença é causada por vírus e bactérias e os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas e vômitos. A forma bacteriana necessita de tratamento hospitalar, em virtude de ser a forma mais grave da doença. Em 2022, o Brasil notificou 10.739 casos da doença e confirmou 5.856, destes, 712 óbitos foram identificados.