“Cerca de 70% dos homens vão ao Urologista por solicitação de mulheres (mãe, esposa, namorada, etc.)”, afirma o médico urologista Evandro Falcão, coordenador do serviço de urologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Instituída no Brasil, em 2011, a campanha Novembro Azul visa contornar essa realidade, sensibilizando a população masculina, gestores e profissionais de saúde para o autocuidado e o cuidado integral da saúde do homem, não só neste mês, mas o ano inteiro.
O eixo principal da campanha é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais predominante em homens - cerca de 10% dos casos de câncer nesta população -, em todas as regiões do país, atrás do câncer de pele não melanoma. Para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados 72 mil casos novos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, promove, em 2023, a campanha “Saúde do Homem de novembro a novembro”, objetivando abordar de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados à morbidade e à mortalidade dessa população, incluindo o câncer de próstata. “Devemos alertar para o cuidado do homem como um todo, desde a adolescência até a chamada boa idade. No caso da detecção precoce do câncer de próstata, o ideal é uma consulta anual com o urologista, a partir dos cinquenta anos, ou a partir dos 45, em caso de história familiar e paciente afrodescendente”, afirma o médico urologista Evandro Falcão.
Segundo o especialista, a idade, a história familiar e a raça - afrodescendentes são mais afetados do que os asiáticos, por exemplo - são fatores de risco para o câncer de próstata. Hábitos como tabagismo, alcoolismo e alimentação desregulada podem influenciar. “Algumas formas de prevenir a doença são manter uma dieta equilibrada e atividade física, evitar tabagismo, combater a obesidade, fazer consumo moderado de bebida alcoólica e evitar estresse. Todos são fatores que previnem não só o câncer de próstata, como várias outras doenças”, completa o médico.
Registros das unidades hospitalares do estado apontam que, no ano de 2021, foram diagnosticados 504 casos de cânceres do Sistema Urológico em Pernambuco. O quantitativo inclui os casos de próstata e também de pênis, testículo e outros órgãos genitais masculinos. “Vale lembrar que o diagnóstico precoce proporciona a cura de até 95 % dos casos de câncer de próstata, através do tratamento cirúrgico ou da radioterapia”, ressalta Evandro Falcão.
PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL
Ao longo do mês, serão realizadas ações educativas de promoção, prevenção e recuperação da saúde masculina, em todo o território estadual. O auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), localizado no Bongi, recebe, no dia 23 de novembro, o Seminário Estadual de Saúde do Homem, com participação de José Carlos (Doutor em Educação; Professor; Pesquisador; Sanitarista; Antropólogo da Saúde; Coordenador do Grupo Universos Masculinos Pesquisa e Ação); Luiz Valério Soares da Cunha Júnior (Fisioterapeuta; Especialista em Saúde Pública; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+ na SES-PE) e Eduardo Bezerra (Biomédico-UFPE; mestre em saúde Coletiva-FIOCRUZ; Diretor Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador SES-PE).
O evento, marcado das 8h às 12h,reunirá palestrantes para debater diversos assuntos relacionados ao cuidado da saúde do homem. Além das palestras, haverá atividades esportivas, oferta de massagem, práticas integrativas, limpeza de pele, monitorização dos SSVV (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura dos pacientes) e oferta de atualização de vacinas (incluindo COVID-19).