A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoveu durante esta semana (23 a 27/10) o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, voltado para qualificar os profissionais, enquanto estratégia de capacitação maciça de agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), em apoio às ações da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).
Entre os objetivos para realização do Curso Básico esteve o debate da situação epidemiológica e sanitária dos atores institucionais e sindicais envolvidos; a promoção da participação ativa nos processos de intervenção, necessários para a transformação da relação saúde-trabalho e a promoção da saúde dos trabalhadores e a construção de uma abordagem interdisciplinar na elaboração de diagnósticos e propostas de intervenção.
Realizado na Ilha de Itamaracá, a atualização contou com a participação de profissionais e representantes sindicais para as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva do controle social da intervenção dos processos produtivos, com vistas à promoção da saúde e controle dos agravos à saúde dos trabalhadores.
“O Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador propicia a atuação articulada entre vigilância em saúde do trabalhador, vigilância sanitária, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a representação dos trabalhadores, por meio do movimento sindical. Ao longo desses cinco dias pudemos dialogar acerca de diferentes processos produtivos e as necessárias intervenções em Saúde do Trabalhador. O curso é um primeiro passo na articulação e execução da vigilância em saúde do trabalhador como preconizado na legislação do Sistema Único de Saúde”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Paulo Lira.
O Curso foi promovido por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (Cerest Estadual), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e o Projeto Multiplicadores de Visat.
A atividade foi ministrada pelo Professor/Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) /Fiocruz/RJ, e coordenador do Projeto Multiplicadores de Visat, Luíz Carlos Fadel de Vasconcellos. O especialista contou ainda com o apoio de quatro multiplicadores especialistas de Pernambuco e da Paraíba.
Participaram da semana de atividades, os profissionais que atuam nos Cerest Estadual e nas unidades dos Centros de Referências localizados nos municípios do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Goiana e Jaboatão dos Guararapes, além de inspetores sanitários da Apevisa, das Vigilâncias Sanitárias municipais, membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), representantes do Movimento Sindical e membro do Ministério Público do Trabalho, totalizando 44 cursistas.