Documento traz parâmetros para tratamento da Hepatite C

Por meio da Diretoria Geral de Assistência Prisional, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta terça-feira (29/08), o Manual de Tratamento para Hepatite C no Sistema Prisional de Pernambuco. O documento tem como objetivo reforçar o compromisso da pasta com a Pessoa Privada de Liberdade (PPL), otimizando o diagnóstico, o tratamento e a cura da hepatite C. 

A SES-PE, com o Manual de Tratamento, orienta ainda os profissionais de saúde, a fim de prepará-los de forma eficiente, concebendo no Sistema Prisional um diagnóstico mais célere, uma maior clareza no estadiamento, que é a identificação da extensão e gravidade da doença, e um tratamento efetivo contra a Hepatite C, em PPL.

A Hepatite C é uma infecção que acomete principalmente o fígado causada pelo vírus HCV, sua transmissão pode ocorrer nas relações sexuais desprotegidas e contato com  materiais de uso pessoal contaminados: compartilhamento de agulhas e seringas, lâminas de barbear, alicates de unha, além do histórico do uso de drogas inaláveis e injetáveis.