A IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres) realizou, nesta terça-feira (03/10), no auditório da Secretaria de Saúde de Caruaru, a sua reunião colegiada de vigilância em saúde, com presença de quase todos os municípios da região - das 32 cidades compreendidas pela Geres, 30 marcaram presença, totalizando o número de 71 participantes. O encontro teve como objetivo aproximar os municípios das instâncias regional e estadual para a construção de uma política de saúde compartilhada, na qual o Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), não se veja como um idealizador exclusivo. 

Na ocasião foram discutidas temáticas da área, como o enfrentamento às arboviroses, vigilância entomológica, zoonoses, sistemas de informações, vigilância de agrotóxicos e saúde do trabalhador. Para a realização dos trabalhos e exposição dos temas, registrou-se boa parte da equipe técnica de Vigilância em Saúde da IV Geres, área coordenada por Aline Florêncio que, ao lado da gerente regional Cláudia Agra, conduziu a reunião.

Cláudia Agra, gerente da IV Geres, salientou a importância de estar próximo dos municípios, realizando a ponte com o nível central da saúde do estado. “É importante que haja o fortalecimento das ações de vigilância em saúde na região do Agreste. A partir da escuta das necessidades dos municípios será possível realizar um planejamento ascendente, propondo ações mais assertivas, a partir da necessidade da população”, afirma a gestora.

O momento serviu, ainda, para alinhar as estratégias relativas à campanha nacional de vacinação antirrábica, que acontecerá no próximo mês de novembro. Cada município vai poder escolher a data mais conveniente para realizar a ação.

“Com a proximidade da campanha nacional de vacinação antirrábica, neste mês de outubro, o momento serviu para atualizar acerca do protocolo e estratégia para a ação. A Secretaria Estadual de Saúde já começou a disponibilizar as vacinas para as Regionais e, em breve, estarão nos municípios para definição de suas estratégias locais”, pontua o diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eduardo Bezerra.

Na sequência, Eduardo Bezerra salientou, ainda, que o objetivo do encontro não é o de construir uma política de saúde onde o estado se veja, “mas que os municípios se enxerguem também como construtores de propostas”, afirmou o diretor da DGVAST.

Pelo nível central da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), além do diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eduardo Bezerra, compareceram a gerente de Vigilância das Arboviroses e Zoonoses, Ana Márcia Drechsler; o coordenador da Vigilância das Arboviroses, Francisco Duarte; e o apoiador da Vigilância das Arboviroses, Wellinton Tavares.