Nessa segunda-feira (04/08), a população realizou testes rápidos que fazem o diagnóstico das hepatites B e C. A ação foi realizada na Praça do Carmo, no Centro do Recife, das 8h às 12h. Para explicar sobre a doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) também disponibilizou técnicos para orientar os transeuntes. 
 
Neste ano, Pernambuco já confirmou 46 casos de hepatite B, enquanto que durante todo o ano de 2013 foram 251 ocorrências. Para o vírus da hepatite C, foram 366 casos no ano passado, enquanto o registro, até agora, chega a 56. A hepatite A foi notificada em 218 casos em 2013. Neste ano, já foram confirmados 117.
 
De acordo com a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Adriana Cavalcanti, a hepatite B é a mais comum, sendo 90% dos casos são curáveis. Os postos de saúde disponibilizam vacina para o público entre 0 e 29 anos. Para adultos, a vacina é indicada para os grupos de risco, como trabalhadores de saúde, população LGBT, manicures, pedicures, podólogos, entre outros. A hepatite C ainda não possui vacina.
 
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, por medicamento, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D e a evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus.
 
Hepatite do tipo B tem contágio pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue ou é passada da mão para o filho (congênita). Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). No caso da hepatite A, a infecção é fecal-oral pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
 
TRATAMENTO – Em Pernambuco, os pacientes com hepatites virais podem ser tratados no: Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Hospital das Clínicas (HC), Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), Hospital dos Servidores do Estado, Lactário Amélio de Pontes (Caruaru), Espaço Vida (Petrolina) e Hospital de Ensino da Univasf (Petrolina).