A Universidade de Pernambuco (UPE), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realiza, desta quarta (04/12) até o sábado (06/12), a 10º edição do Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. O evento, no Centro de Convenções do Hotel Armação do Porto de Ipojuca, em Porto de Galinhas, terá como tema central "Pesquisa e Intervenção em Atividade Física e Saúde em Diferentes Contextos". Participam das atividades 400 pessoas, além de 54 palestrantes brasileiros e de países como Canadá, Portugal, Estados Unidos e Dinamarca. 
 
Uma das metas, nesta edição, é criar oportunidades para os jovens pesquisadores brasileiros, um grupo talentoso e que merece receber um contínuo estimulo à disseminação de suas produções. Assim, procurou-se na elaboração do programa científico reunir pesquisadores seniores e outros com menor tempo de atuação na área, de modo a garantir uma troca intergeracional de conhecimentos e experiências.
 
O evento conta com o apoio da SES por meio da por meio da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde - Diretoria Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, executando, assim, seu papel de incentivar e ser parceira na realização de ações de educação permanente aos profissionais que atuam na promoção de estilo de vida saudável. 
 
HISTÓRICO – Em 2004, o Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES/UPE) iniciou as suas atividades de formação de recursos humanos, extensão e pesquisa. Neste período de dez anos, o grupo realizou diversos eventos de pequeno porte com o intuito de promover um ambiente acadêmico e científico para discussão da pesquisa e da intervenção na área de Educação Física com foco especial em temáticas relacionadas a "estilos de vida e saúde", a exemplo dos Ciclos de Palestras Internacionais realizadas anualmente pelo grupo. 
 
Neste período, o GPES/UPE esteve diretamente envolvido na realização de duas edições do Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, um evento que já se tornou tradicional ponto de encontro de pesquisadores que atuam na área da atividade física e saúde e que atualmente é organizado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Em 2009, o grupo foi o responsável pela organização do VII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, um evento que contou com a participação de mais de 1,2 mil congressistas oriundos de todos os estados brasileiros. 
 
Na celebração dos 10 anos de existência, o GPES/UPE toma a iniciativa de propor a realização de um evento científico bianual e de abrangência internacional, dando continuidade às iniciativas anteriores de promoção de eventos de abrangência regional promovidos desde 2004. A ideia é a realização de um evento no qual os parceiros internacionais e nacionais do grupo possam interagir, ampliando a inserção internacional dos pesquisadores da área.