O secretário estadual de Saúde, Iran Costa Júnior, participou, na manhã desta quarta-feira (11/02), da 1º Reunião Ordinária de 2015 do Conselho Estadual de Saúde (CES), órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde. O encontro reuniu todos os secretários executivos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os conselheiros estaduais de Saúde, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/prestadores do SUS, além da sociedade civil.
 
 
No encontro, o secretário, que também é o presidente do Conselho, reiterou que está aberto ao diálogo com os componentes do órgão, afirmando que é preciso escutar e ser escutado para construir e melhorar o Sistema Único de Saúde. Em sua fala, ele citou algumas ações prioritárias da sua gestão, entre elas, o enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre, em especial aos que envolvem motocicletas. Segundo o secretário, atualmente, entre 50% e 60% das emergências e UTIs estão ocupadas por acidentados de moto. “Vamos reativar o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco e ampliar as ações da Operação Lei Seca, para combater esse problema de forma decisiva”, disse.
 
Durante a reunião, foi discutida a Política de Atenção à Saúde da População LGBT e a 8º Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em setembro. No período da tarde, entrará na pauta o Relatório Anual de Gestão, o regimento eleitoral do CES e a apresentação da Política Estadual de Atenção à Saúde do Idoso. 
Conteúdo Relacionado