Esta terça-feira (13) marca os quatro meses de implantação do PlanificaSUS na UPAE de Belo Jardim. A unidade, no Agreste do Estado, foi escolhida como projeto piloto em Pernambuco para implantação do programa, que tem o objetivo de organizar em rede os processos de trabalho, da Atenção Primária à Atenção Especializada. Na prática, é uma ação integrada para melhor atender as necessidades de saúde dos usuários. Ao todo, o programa abrange oito municípios da oitava microrregião do Estado.
A história do agricultor aposentado Leonildo Batista da Silva ilustra bem esse funcionamento. Aos 58 anos de idade, ele convive há mais de 20 anos com a diabetes e a hipertensão. Inclusive, em decorrência da diabetes, dois anos atrás ele precisou ser submetido à amputação de uma das pernas. Atualmente, seu Leonildo está sendo assistido pelo Planifica. Na UPAE, em um único dia, ele foi atendido por nove especialistas de diferentes áreas (todas relacionadas à sua doença). Também fez vários exames, como eletrocardiograma e teste de glicemia, entre outros.
Ao final das consultas, os profissionais que atenderam seu Leonildo se reuniram para uma avaliação conjunta do caso dele. O resultado foi um plano de cuidados encaminhado para a unidade básica de Sanharó, município onde o paciente reside e é atendido regularmente. Assim funciona o PlanificaSUS, um modelo de integração que fortalece a atenção primária e melhora a eficiência da assistência ao paciente. “É importante ressaltar que trabalhamos no compartilhamento desses processos também junto ao usuário para a promoção do autocuidado”, afirma Alexandra Silvestre, coordenadora geral da UPAE de Belo Jardim.
Implantação - O PlanificaSUS é um programa do Sistema Único de Saúde, cuja metodologia foi proposta pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e que vem sendo executado, desde 2018, pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Em princípio, o processo de preparação para implantação do programa seria de dois anos, mas a pandemia da Covid 19 atrasou esse cronograma.
Em Pernambuco, o processo começou a ser construído em julho de 2019, como projeto piloto na UPAE de Belo Jardim, envolvendo especialistas do Ministério da Saúde, do Albert Eistein, a Secretaria de Saúde do Estado, o HCP Gestão e dezenas de profissionais. “Em nossa OSS, destaco o apoio incondicional de Filipe Bitu, superintendente do HCP Gestão, organização social de saúde que nos administra”, afirma Alexandra Silvestre.
Para a organização do planificação do SUS em Pernambuco foram realizados workshops, oficinas e reuniões para definição dos fluxos e preparação das equipes. O início dos atendimentos aconteceu em 13 de maio deste ano e a espera valeu a pena. “Foi excelente. Nunca pensei em um mesmo dia ser visto por tantos profissionais e, também, conseguir fazer todos os exames. Volto para Sanharó mais tranquilo quanto ao meu acompanhamento de saúde”, elogia seu Leonildo.
A atenção especializada na UPAE é composta por profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Cardiologia, Endocrinologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Farmácia e Psicologia. Os pacientes também recebem apoio dos técnicos de enfermagem. Na unidade, a linha de cuidados do PlanificaSUS está voltada para a diabetes e a hipertensão. A implantação do projeto piloto da unidade vem sendo elogiada por todos os envolvidos, incluindo os gestores do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente, já é possível contabilizar a melhora da condição clínica dos pacientes assistidos, por meio do controle de suas taxas de saúde.