O Hospital Dom Malan está realizando nesta semana dois importantes treinamentos para a equipe multiprofissional: Atualização sobre as Boas Práticas da Amamentação e Prevenção de Quedas. O primeiro é voltado para os setores que promovem e incentivam a amamentação; e o segundo para acompanhantes e profissionais da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
Estão à frente das iniciativas o Núcleo de Educação Permanente (NEP), a Comissão de Amamentação do HDM e o Núcleo de Segurança do Paciente. “Os treinamentos e atualizações fazem parte da política de gestão da FGH e nós temos um cronograma anual a cumprir. Cada mês elegemos os temas de acordo com as demandas recebidas dos setores”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.
Vale lembrar que o Dom Malan segue os 10 passos para a amamentação e é uma instituição de saúde que possui o credenciamento com a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), do Unicef, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O HDM foi, inclusive, um dos primeiros do Brasil a receber o título, em 1995, há 27 anos.
Este mês o hospital será reavaliado para continuar com o título. A avaliação acontece a cada três anos e leva em consideração requisitos pré-estabelecidos para que o hospital renove o título. Entre as exigências estão o cumprimento dos 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Recentemente, foram incluídos nessa lista o Cuidado Amigo da Mulher (CAM) e a permanência da mãe ou pai e acesso livre a ambos junto ao recém-nascido (PRN).
“Estamos otimistas e prontos para renovar esse título”, relata a enfermeira gerente do Banco de Incentivo e Apoio à Amamentação, Joice Fonseca.
Sobre o treinamento de quedas, a enfermeira gerente do Núcleo de Segurança do Paciente, Djenane Cristóvam, ressalta que teve como foco “fazer com que as acompanhantes se sintam responsáveis pelo tratamento e cuidado com o seu filho(a), compartilhando a responsabilidade do tratamento com o profissional de saúde”. A gerente contou com a parceria da residente de Enfermagem Obstétrica, Patrícia Regina, e os dois treinamentos seguem até amanhã (13.12).