Com teleatendentes em regime de plantão para o atendimento ao público, a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde (0800.286.28.28) está funcionando 24 horas durante todos os dias do Carnaval, para facilitar a busca da população por informações em Saúde. Com um sistema informatizado, os profissionais podem visualizar o perfil adequado das unidades de saúde mais próximas ao cidadão que busca atendimento, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração nas grandes emergências.
Além disso, o canal de comunicação conta com um banco de dados, com mais de 70 doenças catalogadas, para orientar os usuários, prestando esclarecimento sobre sintomas, prevenção, além de indicar serviços de referência. Não por acaso, um dos assuntos mais recorrentes das ligações nestes dias de folia tem a ver com o tema. Pedidos de endereços e telefones de hospitais, policlínicas e UPAs; sobre onde realizar o teste para detecção do HIV; informações sobre o funcionamento da Operação Lei Seca e até de outros órgãos do Estado também estiveram entre as ligações mais anotadas no período.
O que chama a atenção negativamente no relatório produzido pelo serviço de Ouvidoria da SES é o número de trotes. Da última sexta-feira (13/02), abertura do Carnaval, até a segunda-feira (16/02), foram anotados nada menos do que 12% do total de telefonemas passando informações falsas. O órgão lembra que este tipo de ligação é um crime contra o patrimônio público e pode resultar em detenção ou multa para o infrator, de acordo com o Código Penal brasileiro. Além disso, os infratores precisam ficar cientes que estão prejudicando um serviço de utilidade pública que precisa de agilidade para atender à população.
OUVIDORIA - Além de fornecer informações úteis sobre as ações e serviços de saúde da rede estadual, a Ouvidoria também registra sugestões, elogios, reclamações e denúncias mencionadas pelo usuário.