A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) concluiu, nesta terça-feira (07/05), no Hospital Barão de Lucena (HBL), o ciclo do “Ouvir para Cuidar”, iniciativa que teve como objetivo visitar as seis principais emergências do Estado e realizar uma escuta presencial do corpo funcional dessas unidades.
Uma comitiva, formada pela secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, e o grupo de secretários executivos da pasta, esteve reunida com os chefes e coordenadores dos serviços do HBL, onde foram compartilhadas sugestões para melhoria do hospital.
“Esse é um espaço de expressão democrático que permite a participação dos profissionais que estão na ativa, que estão na linha de frente do serviço e no dia a dia dessas emergências. Além de ouvir, o momento também é oportuno para construir uma relação mais próxima entre a gestão e os colaboradores da saúde”, pontuou a secretária de saúde, Zilda Cavalcanti.
Na ocasião foram abordadas questões relacionadas à infraestrutura, fluxos de regulação, recursos humanos, tecnologia, insumos e materiais, entre outras pautas.
Para a diretora geral do HBL, Ana Paula Lucena, é fundamental envolver todas as partes interessadas para fortalecer o sistema de saúde e garantir benefícios que vão contemplar toda a comunidade hospitalar. “É uma contribuição significativa para a melhoria do serviço e um passo de compromisso com a saúde pública”, reforçou.
Após a conclusão dessa primeira etapa de escuta, o passo seguinte é desenvolver as estratégias e avaliar os processos burocráticos para viabilizar as soluções necessárias para garantir uma assistência de qualidade à população e, também, melhorias para o funcionamento adequado da unidade de saúde.
Hospital Barão de Lucena
É uma emergência de saúde de grande porte e de alta complexidade com foco no atendimento materno-infantil, localizada no bairro da Caxangá, área central do Recife. O hospital oferece várias especialidades pediátricas, vascular, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco.