Pernambuco recebe, pela primeira vez, o Curso de Citologia Ginecológica em Meio Líquido, uma iniciativa que faz parte do Programa Útero é Vida. O curso, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde para aprimorar a análise de citologias em meio líquido, promovendo avanços significativos na detecção precoce de doenças ginecológicas, como o câncer do colo do útero.

''A citologia ginecológica desempenha um papel fundamental na prevenção e diagnóstico precoce de condições como o câncer de colo do útero. Com a introdução do meio líquido, novas técnicas e abordagens estão sendo empregadas para melhorar a precisão e eficiência dos exames, aumentando assim a sensibilidade e confiabilidade dos resultados'', informa a coordenadora do Programa Útero é Vida, Letícia Katz.

O curso é ministrado pelo Dr. Fernando Miziara, especialista no campo da Citopatologia e Patologia. Além disso, conta com a participação das debatedoras Letícia Katz e Sandra Heráclio, ambas especialistas na área de citopatologia.

A programação abrange tanto a modalidade presencial quanto a modalidade de Ensino à Distância (EAD) síncrono, visando alcançar um público amplo de  profissionais de saúde. A parte prática foi conduzida no Laboratório da Mulher Dra. Mercês Pontes Cunha,  no bairro da Boa Vista, e ofereceu aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades em microscopia e análise de lâminas de citologia em meio líquido.

Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de discutir casos reais por meio de videomicroscopia e participar de sessões de debate e avaliação. A ênfase na parte teórica e prática garantirá que os profissionais de saúde saiam do curso com um conhecimento aprofundado e habilidades práticas para melhorar a qualidade da citologia ginecológica realizada em meio líquido.