As unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior do Estado terão as escalas de plantão reforçadas durante o Carnaval 2015, para garantir atendimento com qualidade para os foliões pernambucanos e turistas. Assim, as grandes emergências da rede contarão com reforço de 2.958 profissionais, sendo 327 médicos; 819 profissionais de nível superior, como enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais; 1.769 profissionais de nível médio, como técnicos de enfermagem, laboratório e radiologia; além de 43 profissionais de nível elementar, como maqueiros e serviços gerais.
Em relação ao quadro de médicos, o reforço será de 327 profissionais, nas seguintes unidades: Otávio de Freitas (63), Barão de Lucena (37), Restauração (20), Getúlio Vargas (14), Agamenon Magalhães (20), Hemope (02 médicos), Geral de Areias (17), Hospital da Mirueira (07), Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres (16), José Fernandes Salsa, em Limoeiro (10), Belarmino Correia, em Goiana (10), Regional do Agreste, em Caruaru (27), Dom Moura, em Garanhuns (22), Rui de Barros Correa, em Arcoverde (16), Inácio de Sá, em Salgueiro (10), Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (18). Os demais médicos estarão distribuídos em outros setores da Saúde com a Central de Regulação (18) e Vigilância em Saúde (SEVS).
Ao todo, a SES investirá cerca de R$ 2,49 milhões para as ações de Carnaval. Desse total, R$ 97 mil serão repassados aos municípios de Olinda, Recife e Itamaracá, com o intuito de reforçar as ações de saúde nos polos destas cidades. Além disso, a rede estadual de saúde também será reforçada com 115 leitos de retaguarda, sendo 43 leitos de desintoxicação no Hospital da Mirueira.
MONITORAMENTO
Pelo terceiro Carnaval consecutivo, a SES utilizará equipamentos portáteis para monitorar as situações de saúde na Região Metropolitana do Recife. Localizados em unidades de saúde e serviços estratégicos, equipes da vigilância, vinculadas ao Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), estarão monitorando e coletando informações sobre doenças e agravos dos pacientes atendidos — sinais, sintomas e hipóteses diagnósticas. Todos os profissionais estarão equipados com equipamentos móveis (tablets) conectados ao software Ambiente de Monitoramento de Risco (AMBER). Os 11 técnicos de saúde da SES estarão nas UPAs da Imbiribeira, Torrões e Caxangá; policlínicas Barros Lima e Agamenon Magalhães; Hospital da Restauração e pontos onde estarão as unidades móveis do Samu: Praça Sérgio Loreto, Dantas Barreto, Pátio do Carmo, Rua do Sol, Centro de Saúde Recife e Central 192 Manoel Borba. Toda a estrutura permitirá organizar o fluxo de notificação e uma resposta rápida. As equipes irão discutir, diariamente, os indicadores epidemiológicos, sanitários e ambientais que serão coletados.
Centro Integrado - A SES também participará do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Recife, um dos centros responsáveis pelas ações na área de segurança durante o Carnaval. Representantes da Central de Regulação de Leitos do Estado estarão presentes durante todos os dias de folia para qualquer intercorrência na área da Saúde. A intenção é viabilizar e agilizar processos que envolvam atendimentos, internamentos e outros serviços de saúde.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Durante os cinco dias de Carnaval, 513 técnicos da Vigilância em Saúde estarão distribuídos em todo o Estado para investigação de possíveis surtos. Todos estarão aptos para realizar monitoramento de eventos emergenciais Além disso, 129 técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen) estarão de prontidão para realização de exames para diagnóstico de doenças, como dengue, chikungunya, sarampo, meningite, entre outras.
MATERIAL BILINGUE
Sucesso nos últimos dois anos, a SES voltará a disponibilizar folhetos informativos bilíngues com os serviços de saúde que a rede estadual oferece. Com ênfase no slogan "Carnaval com alegria e saúde para todos", o material traz endereços de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de grande porte, gerais e regionais, além de policlínicas, facilitando a busca do usuário, que pode encontrar o local de atendimento por especialidade ou por município. O informativo também traz telefones úteis como o número da Ouvidoria da Saúde, para quem deseja outras informações sobre onde encontrar serviços médicos; Central de Transplantes, para doação de órgãos; Hemope, para doação de sangue; e Ceatox, para casos de intoxicação e mordidas por animais peçonhentos.
Uma novidade, este ano, é que o material também contará com o contato da Ouvidoria da Mulher (0800-281-8187), que poderá fornecer diversas informações, incluindo questões de violência e distribuição de contraceptivos.
DST E AIDS
O Programa de DST/Aids da SES distribuirá um total de 3 milhões de camisinhas, para os municípios e agremiações carnavalescas, como o Galo da Madrugada (150 mil) e o bloco Virgens de Bairro Novo (30 mil). Haverá ainda, 20 mil porta-camisinhas. No tradicional desfile do Sábado de Zé Pereira, durante o Galo da Madrugada, quatro equipes, formada por quase 200 profissionais, estarão em locais estratégicos e locais de acesso à agremiação, nas ruas do Centro da Cidade do Recife, bairro de São José e Santo Antônio, e na concentração do bloco, no Forte das Cinco Pontas, distribuindo os materiais preventivos e informando sobre a doença.
LEI SECA
Durante o feriado de Carnaval, a Operação Lei Seca montará pontos de fiscalização nas principais vias que dão acesso aos polos de folia na RMR e Interior do Estado. Os bloqueios serão realizados em todos os turnos, em esquema de revezamento entre equipes, que estarão em avenidas estratégicas. No Galo da Madrugada, os bloqueios serão realizados em esquema de rodízio. Quatro equipes estarão circundando a agremiação, sempre em sentido duplo.
Ainda durante os cinco dias de festa, serão utilizadas as nove vans informatizadas e viaturas que darão apoio às equipes, agilizando o atendimento ao cidadão e ampliando o raio de atuação dos grupos, que poderão cobrir mais de um ponto de bloqueio por dia. Nas blitzes da Lei Seca, mobilizadores sociais da SES estarão levando informações de saúde para o folião. Durante a ação, serão distribuídos folders com informações sobre a Rede de Atenção à Saúde do Estado, incluindo endereços e especialidades das unidades, além dos serviços municipais.
WILMA LESSA
Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), funcionará normalmente. As mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais contarão com apoio psicológico, jurídico e médico 24 horas por dia, em todos os dias de folia. Entre as ações prestadas, estão o apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e o fornecimento de pílulas do dia seguinte para casos de estupro. O telefone do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é o (81) 3184.1739/1740.
Além disso, o atendimento á mulher vítima de violência também será realizado em outras unidades da rede, como as maternidades Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques, no Recife; e a Maternidade Petronila Campos, em São Lourenço da Mata. O Imip também realizará esse serviço, mas voltado para o atendimento de crianças e adolescentes.
OUVIDORIA
A Ouvidoria da SES (0800-286-2828) funcionará 24 horas durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. Com um sistema informatizado, os profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências.