O secretário estadual de Saúde, Iran Costa Júnior, recebeu, na manhã desta terça-feira (24/02), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), representantes do Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna. No encontro, o gestor afirmou que a assistência materno-infantil é prioridade da gestão e escutou as demandas do grupo para melhoria dessa área, se prontificando a estudar a inclusão das sugestões dentro do plano estadual.
Segundo o secretário, os investimentos em 2015 irão priorizar a assistência materno-infantil. Para isso, já foi criado um Comitê para ampliar e dar mais qualidade de acesso às gestantes na rede, além da humanização do atendimento. Entre as ações já em andamento, um estudo de demanda para melhorar o fluxo de pacientes em todo o Estado.
Além do Comitê, a SES está mantendo constantes conversas com o Ministério da Saúde, gestores municipais, entidades de classe e representantes da sociedade civil. Também estão sendo feitas visitas a unidades do interior.
Segundo a coordenadora do Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna, Sandra Valongueiro, a reunião foi importante para abrir o diálogo com a nova gestão da SES e iniciar a pactuação de medidas para melhoria da assistência obstétrica. “Estamos aqui não só para cobrar, mas nos colocando como um parceiro, como uma instância consultiva e de apoio”, afirmou.
Atualmente, já estão em construção os hospitais da Mulher do Recife (municipal) e do Agreste (estadual). Também estão em obras a maternidade Metropolitana Sul, em Jaboatão, e a maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, está em fase de construção de UTIs obstétricas e neonatal.