A primeira reunião do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco foi repleta de apresentações. O quadro de gestores da secretaria estadual de saúde esteve no encontro que aconteceu nesta quarta-feira (08/02), na sede da secretaria de administração do Estado, no Pina.
A secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, participou on-line das apresentações, pois está cumprindo agenda no sertão do Estado. Ela destacou a importância do colegiado enquanto regulador do controle social. Na sequência, a secretária executiva de regulação em saúde, Domany Cavalcanti, que acompanha a secretária, também destacou a necessidade de todos os segmentos da sociedade manterem o diálogo permanente.
“Queria dar as boas vindas, me colocar e colocar a Secretaria de Saúde sempre à disposição para um diálogo aberto, entendendo que estamos aqui para cuidar das pessoas e não conseguimos fazer isso sozinhos. Vamos precisar de todos, profissionais de saúde e sociedade. A saúde é multidimensional, é muito mais do que não ter doenças, e por isso precisamos que as políticas sejam instituídas para cuidar das pessoas”, explicou Zilda.
Para a gestora, problemas complexos não têm soluções simples e por isso destacou a importância de fazer parte do conselho juntamente com todos segmentos sociais, uma vez que é a partir das reuniões ordinárias que é possível propor diretrizes para a elaboração do Plano Estadual de Saúde, seja em função das características sócio-ambientais, do perfil epidemiológico, ou da necessidade de ações e serviços de saúde para a população.
Em seguida, cada secretaria executiva foi apresentada. Bárbara Florêncio assume a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Chrystiane Araújo, a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Jessica Garcia ficou com a Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, Verônica Cisneiros com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária e Rodrigo Lira é o novo secretário Executivo de Administração e Finanças.
Com as devidas apresentações da gestão, o grupo formado por prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do sistema iniciaram os debates. A gestão mostrou o plano de governo referente aos 100 primeiros dias de gestão, depois foi apresentada a Política Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis e o Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Hanseníase.