O secretário estadual de Saúde, José Iran Costa Junior, recebeu na tarde desta segunda-feira (02/03), na sede do Bongi, a secretária executiva do Ministério da Saúde, a pernambucana Ana Paula Menezes. No encontro, que também contou com a participação de representantes da Fiocruz e do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems/PE), ficou definida a criação de um curso de especialização de formação de gestores, para o SUS e para a rede hospitalar. A proposta é que até o final deste mês o projeto já esteja delineado.
“Essa reunião foi agendada a pedido do secretário, na perspectiva de que possamos investir conjuntamente na formação de gestores aqui no Estado. E como considero uma prioridade extremamente relevante, vamos estar juntos nesta caminhada”, justifica Ana Paula. “A ideia é que seja um curso de especialização, com 360 horas-aula e que possa titular o profissional”, diz. Ainda de acordo com a secretária executiva do Ministério da Saúde, o projeto pedagógico será apresentado pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e deve ter um tronco comum, mas que possa “ramificar para atender alguma especificidade do SUS aqui no Estado”.
Para a presidente do Cosems-PE, Gessyane Vale Paulino, a criação do curso de gestores é uma ação importante. “Como a gestão hospitalar no Estado pode ser realizada tanto pelo Estado como pelo município é muito importante a participação do Cosems no sentido de que o curso venha atender algumas demandas dos municípios, no sentido de capacitar e deixar os profissionais de saúde dentro de uma lógica equânime também com relação ao SUS”, avalia.
CARUARU – Ao lado da secretária executiva do Ministério da Saúde, Iran Costa Júnior também participou, no começo da manhã desta segunda-feira (02/03), no Centro Acadêmico do Agreste, do acolhimento aos médicos com registro no Brasil que começarão a atuar no Programa Mais Médicos.
"Esse dia é uma dia especial, porque reúne duas das maiores preocupações que temos à frente da Saúde de nosso Estado: a qualidade do atendimento aos pacientes na Atenção Básica e a interiorização dos profissionais e serviços de Saúde. E nós vamos apoiar qualquer programa que venha estimular a fixação de médicos no interior e que exalte a atuação da Atenção Primária”, ressaltou o secretário.
Ao todo, em Pernambuco, 309 profissionais brasileiros aderiram às vagas do programa do Governo Federal e começam a atuar, nas unidades básicas de Saúde de 82 municípios do Estado, ainda nesta semana.