Neste sábado (14/02), início do Carnaval 2015, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estão reunidos no Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), na sede do órgão, no Bongi, para fazer o monitoramento das ações da área durante o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo. A equipe está monitorando e coletando informações sobre doenças e agravos dos pacientes atendidos (sinais, sintomas e hipóteses diagnósticas) em unidades de saúde e serviços estratégicos.
Durante o início da manhã, foram registrados atendimentos a casos mais simples, como pressão alta, dores de cabeça e traumas leves, causados por quedas. Todos tiveram resolutividade nos próprios postos do Samu 192.
Os profissionais estão equipados com tablets conectados ao software Ambiente de Monitoramento de Risco (AMBER), desenvolvido pelo setor de tecnologia da informação da SES, recebendo a informação, em tempo real, de 11 técnicos de Saúde que estão em pontos dos serviços de resgate móvel no Galo da Madrugada, além de postos no Hospital da Restauração, policlínicas Barros Lima e Agamenon Magalhães e nas UPAs da Imbiribeira, Torrões e Caxangá.
“Essa estrutura, que será utilizada durante todos os dias de carnaval, permitirá organizar o fluxo de notificação e a possibilidade de dar uma resposta rápida aos eventos que por ventura surgirem. As equipes irão discutir, diariamente, os indicadores epidemiológicos, sanitários e ambientais que estão sendo coletados”, explica o secretário estadual de Saúde, Iran Costa Júnior.