A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu na manhã desta quinta-feira (27/04), às 9h, no auditório, capacitação para qualificar a assistência aos pacientes internados em leitos de terapia intensiva, assim como o acolhimento aos seus acompanhantes.
Cerca de 80 participantes compareceram ao encontro, entre eles médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das unidades de terapia intensiva (UTIs), emergências, Samu e regulação. A palestra também foi transmitida por meio de videoconferência para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
“A capacitação é importante em função da rotatividade de profissionais de UTIs e também nas emergências, parte das necessidades delas são demandadas de profissionais que atendem os pacientes críticos. A ideia é qualificar esses profissionais na avaliação dos pacientes quando for indicado para utilização do leito de UTI”, comentou a gerente de Urgência e Emergência da SES, Flávia Villa-chan.
Anualmente, a capacitação será repetida por causa da atualização dos protocolos que são estruturados pela sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (Sotipe) por não serem fixos. A renovação vai de acordo com novos dados epidemiológicos e no surgimento de novos artigos. Tanto a atualização dos protocolos é importante, quanto a implementação deles junto às equipes.