O Telecardio PE visa promover o acesso ao exame eletrocardiograma com emissão do laudo e apoio especializado em cardiologia, além de desenvolver e qualificar o atendimento da Rede de Atenção à Saúde em cardiologia por meio de diagnósticos à distância. O serviço, implantado nesta segunda-feira (04/09), no Complexo Hospitalar em Igarassu, é oferecido pela Diretoria Geral de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

A implantação do programa na unidade contou com: apresentação do projeto e os benefícios à unidade e a população; treinamento prático de acesso ao serviço de telediagnóstico em Eletrocardiograma e o treinamento de realização de ECG no paciente.

Em Pernambuco, o Telecardio PE foi iniciado em 2020, após a adesão ao projeto: “Oferta Nacional de Telediagnóstico”, financiado pelo Ministério da Saúde. Desde então, já são 180 mil laudos expedidos em 249 pontos de Atenção Primária (UBSs), urgências e emergências, Saúde Prisional e Indígena distribuídas entre 143 municípios.

O diretor geral da Telessaúde, Frederico Ribeiro, exaltou o impacto do programa e a mudança trazida para a população: “O serviço busca promover, à distância, o diagnóstico digital do exame Eletrocardiograma e do laudo, com apoio especializado em cardiologia, viabilizando o acesso do paciente ao serviço e evitando a demora no atendimento”, afirmou ele, que aproveitou para enaltecer a equipe que trabalha no serviço.

Por fim, a Diretoria Geral de Telessaúde beneficia mais de 180 mil profissionais através dos serviços distribuídos entre Telegestão, Teleducação e Teleassistência.