“Hoje é um dia de trabalho”, disse o governador Paulo Câmara na manhã desta sexta-feira (20/03) durante a abertura do quinto encontro do Todos por Pernambuco, sediado no município de Afogados da Ingazeira e englobando todos os municípios do Sertão do Pajeú. Mais uma vez, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa Júnior, ficou responsável por intermediar os debates na sala temática da Saúde, que reuniu 120 pessoas, entre gestores estaduais e municipais, profissionais, usuários e estudantes da área. Ao todo, foram 164 sugestões durante a discussão, sendo 63 orais e 101 escritas. O gestor ainda aproveitou o intervalo para visitar a Geres, o hospital regional e a UPAE de Afogados da ingazeira.
“É fundamental que a gente discuta ações que sejam boas para a região inteira, para um grupo grande de pessoas. Estamos aqui para ouvir vocês, em todo os sentidos. Queremos sugestões e propostas de quem vivencia o dia a dia da localidade”, afirmou o secretario, que entre os pedidos do público, aproveitava para complementar as ideias ou explicar o andamento de algumas ações.
Entre as participantes da plenária, a psicóloga Janaína Diniz, do município de Ingazeira. A profissional elogiou a implantação da UPAE em Afogados da Ingazeira, que trouxe especialidades médicas que não existiam na região. Mesmo assim, ela acredita que ainda é necessária mais oferta de exames de média e alta complexidade na região.
Já os estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) pediram a construção do Hospital Geral do Sertão e que o Hospital Regional Prof. Agamenon Magalhães (Hospam) passe a ser uma maternidade de alto risco. Ambas as solicitações já estão no plano de gestão do Governo do Estado. Outras solicitações do público foram a implantação do Samu, que aguarda apenas os ajustes por parte dos municípios para iniciar as atividades na macrorregião; melhoria da rede de atenção materno-infantil; reestruturação da rede de assistência psicossocial; auxílio do Estado para obtenção de recursos junto ao Ministério da Saúde; criação de uma rede intermunicipal de saúde para a região.
APRESENTAÇÃO – Antes de iniciar os debates, o secretário Iran Costa Júnior apresentou melhorias obtidas na região do Sertão do Pajeú durante os últimos anos. O gestor destacou a criação das UPAEs de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, implantação de urgência odontológica no Hospam e reforma e equipagem do Hospam e do Hospital Regional Emília Câmara. “Nós queremos desenvolver todas as Regionais de Saúde para que elas sejam mais produtivas, para melhorar a humanização do atendimento, a qualidade dos serviços e otimizar os recursos”, ressaltou Iran Costa Júnior.
O estudante de medicina Heidelberg Siqueira, que faz a graduação na UPE de Serra Talhada, disse que esse era um "momento importante para que a população possa dar suas sugestões e reclamações. Os governantes também têm a possibilidade de nos falar das ações e nos explicar seus projetos e planos de melhora para a nossa saúde".