Lembrada em todo o país, a Semana da Enfermagem movimenta - no mês de maio - hospitais, centros e unidades de saúde com programações científicas e atividades voltadas para profissionais e estudantes da área. As unidades estaduais - grandes emergências, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e também hospitais regionais, no Interior do Estado - promoveram diversas ações em alusão ao dia do enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio; e ao dia do técnico e auxiliar de enfermagem, celebrado no dia 20, deste mesmo mês. As datas marcam o nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica reconhecida pelo seu pioneirismo no tratamento a feridos de guerra e a morte de Anna Neri, pioneira da enfermagem no Brasil, respectivamente. No decorrer deste mês, as unidades, por meio das coordenações de enfermagem, incentivaram a valorização e a atualização desses profissionais a partir de discussões científicas, debates, oficinas e palestras.

O Hospital Barão de Lucena, no Recife, unidade de alta complexidade com foco em atendimento materno-infantil, realizou, entre os dias 8 e 10 de maio, programação voltada para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade de saúde. O tema central foi "Enfermagem em seus diferentes cenários: da teoria à assistência", envolvendo temas transversais como segurança do paciente, ética, doenças de notificação compulsória, diagnóstico e prescrição de enfermagem, boas práticas de assistência ao parto e nascimento, cuidado ao recém-nascido, métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto, aleitamento materno e o cenário das mulheres lactantes privadas de liberdade, neutropenia infantil e assistência de enfermagem no preparo da criança e de seus familiares para procedimentos invasivos, além da influência da desnutrição na qualidade de vida do paciente em hemodiálise e fatores de risco para se tornar um paciente renal crônico.

O Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, no agreste pernambucano, realizou a I Semana de Enfermagem, com o tema 'A qualidade na essência do cuidar'. As atividades ocorreram nos dias 11 e 14 de maio. Foram promovidos curso de ultrassonografia natural e palestra motivacional "Eu não posso desistir de mim", ministrada pelo psicólogo e escritor Esdras Souto, professor da Universidade de Pernambuco (UPE).

Estabelecer a promoção da cultura de prevenção, controle e diminuição de incidentes, além de promover a integração dos setores promovendo a articulação dos processos de trabalho foram alguns dos objetivos definidos pelo Hospital Professor Agamenon Magalhães, no município de Serra Talhada, para escolha do tema central da oficina ministrada na unidade de saúde, no dia 15 de maio, voltada para a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente. Entre os pontos abordados, a identificação correta do paciente, melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde e também na descrição, dispensação e administração de medicamentos, além de temáticas sobre prevenção para evitar infecções.

No dia 17 de maio, foi realizada a X Jornada de Enfermagem do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. As discussões das mesas redondas tiveram como foco as experiências dos profissionais de enfermagem em suas diversas áreas de atuação, com o tema "Memórias e conquistas: a enfermagem que fez história". Também houve momento motivacional para todos os profissionais de saúde e residentes e encenação acerca da saúde do profissional de enfermagem, sua representatividade e importância para o dia a dia na unidade de saúde.

O Hospital Belarminio Correia, em Goiana, reuniu profissionais de enfermagem de nível superior e técnico para atividades no dia 18 de maio. Foi ministrada palestra com o tema "Humanização na equipe de saúde" e mesa redonda sobre "Bioética aplicada à enfermagem". O Hospital Geral de Areias, na Zona Oeste do Recife, encerrou a VII Semana de Enfermagem, no dia 18 de maio. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes debateram sobre o trabalho de assistência à saúde e o papel da enfermagem com o tema “Perspectiva da enfermagem para um cuidado que vai além da assistência propriamente dita”. O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, realizou a Semana da Enfermagem abordando o tema “Práticas seguras: um compromisso de todos” entre os dias 21 e 24 de maio, pontuando a conscientização sobre as práticas de segurança do paciente e oficina de gerenciamento de risco.

O Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, referência em partos de alto risco no Estado, promove, no dia 25 de maio, a partir do tema "A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar", palestras, relato de experiências e ginástica laboral com profissionais da área. Nos dias 25 e 26 de maio, o tema "Cuidar e o cuidado em enfermagem" será debatido no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro. Haverá apresentação de experiência exitosa com a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Universitário de Petrolina e palestra "Cuidando de quem cuida", com ênfase no projeto de saúde do trabalhador em conjunto com a equipe multiprofissional da unidade de saúde. Também serão abordados, em palestras, os assuntos "Consequências da manobra de Kristeller e episiotomia", "Métodos não farmacológicos para o alívio da dor do parto" e a apresentação do projeto Vim Nascer, protocolo e acolhimento com foco nas boas práticas ao parto normal.