A tradição de receber o novo ano com fogos de artíficio pode transformar um momento de alegria e confraternização em tragédia. Por isso, o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração (CTQ-HR) faz um alerta para que crianças e adultos fiquem atentos no momento de comemorar a chegada de 2008.
O Hospital da Restauração (HR) é referência nacional no tratamento de queimados e, nos últimos anos, vem registrando um crescimento do número de atendimentos à vítimas de queimaduras. Na virada do ano de 2005 para 2006, oito pessoas deram entrada no HR vítimas de queimaduras de fogos de artifícios. Este número aumentou para 14 no Réveillon de 2006.
"Geralmente, as vítimas de queimaduras começam a chegar depois da meia noite, hora que coincide com o ritual dos fogos durante a passagem do ano", explica o diretor da unidade, Marcos Barretto. De acordo com o médico, um fator de risco presente nas festas de fim de ano é o uso de fogos de artifício após a ingestão de bebidas alcoólicas. "Boa parte dos adultos que chegam ao hospital neste período está com sintomas de embriaguez", alerta.
Dicas – Em caso de queimaduras graves, não é recomendável passar nenhum tipo de produto caseiro nos ferimentos. A parte atingida deve ser lavada com água corrente e envolvida em um pano limpo e úmido. Em seguida, a vítima deve receber atendimento médico.