Os 119 alunos selecionados pelo Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS) – ensino superior foram acolhidos nesta quinta-feira (20/08), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), localizada no Bongi. O objetivo foi dar as boas vindas aos estudantes que, agora, terão a possibilidade de realizar uma formação na área de saúde com a gratuidade nas mensalidades. Estavam presentes na mesa a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Ricarda Samara; a secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Cláudia Callou; a diretora geral de Educação em Saúde, Juliana Siqueira; o diretor geral da Universo, Diogo Ferreira; e a representante das Instituições de Ensino Técnico de Pernambuco, Maria do Carmo Soares.
"Tivemos este ano um número recorde de inscrições, saindo de 450 para 6 mil. Isso demonstra a confiança que estudantes e instituições depositam em nosso trabalho. Estamos no caminho certo. No final deste semesre teremos aformação da nossa primeira turma de nível superior", comentou a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Ricarda Samara. Durante o acolhimento, foram apresentados aos alunos o histórico das ações do FormaSUS e os setores da SES que eles precisam conhecer.
"Este processo mostra a integração com as escolas de ensino e a pró-atividade do Governo de Pernambuco em proporcionar este tipo de programa a fim de fortalecer o ensino-serviço", disse a secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Cláudia Callou.
"Queremos estimulá-los a se dedicarem na graduação para que possamos atingir nosso objetivo principal: ter mão de obra qualificada para atuar nas unidades do Sistema Único de Saúde”, disse a diretora geral de Educação em Saúde, Juliana Siqueira.
Nesta edição, o FormaSUS ofereceu bolsas integrais nos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina, farmácia, psicologia, serviço social e odontologia, além de tecnólogo em radiologia. As instituições de ensino ficam nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Serra Talhada.
As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que formam seus estudantes na rede pública de saúde estadual.
PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o Formasus está no seu quarto ano de existência. Entre 2012 e 2014, foram ofertadas 252 vagas em instituições de ensino superior para os estudantes. A cada dois anos, também é aberto processo seletivo para cursos de ensino médio. Em 2012 e 2014, foram 532 vagas nessa categoria.