Superintendência de Assistência Farmacêutica  disponibiliza, por meio da Farmácia de Pernambuco e gratuitamente, medicamentos especializados para a população pernambucana. Conforme portaria do Ministério da Saúde (GM/MS nº 2981 de 29/11/09), tratam-se de remédios, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, e dispensados em farmácias específicas para este fim. Por representarem custo elevado, sua dispensa obedece a regras e critérios específicos.
 
Atualmente, existem 27 unidades distribuídas em todo o Estado, algumas funcionando dentro de hospitais, prestando atendimento a mais de 37 mil pessoas. Vale salientar que em 2007, havia apenas uma Farmácia, na Boa Vista, e um quantitativo de 10 mil usuários. Além de expandir em número, foram criados outros serviços, como a Farmácia Itinerante (entrega dos remédios em hospitais, clínicas, associações) e o Modelo Domiciliar (para usuários com problemas de locomoção, com entrega na própria residência).
 
Entre as patologias contempladas, podem ser citadas: esquizofrenia  refratária, epilepsia, insuficiência renal crônica e esclerose múltipla. Ao todo, são cerca de 265 tipos de medicamentos disponibilizados pelo programa, como Imunoglobulina Humana, Infliximabe, Sulfassalazina e Toxina Botulínica. Só em 2012, foram desembolsados R$ 85,4 milhões para a compra dos insumos. 
 
Site - Para facilitar o acesso de usuários, funcionários e profissionais de saúde, a Farmácia de Pernambuco colocou no ar o site www.farmacia.pe.gov.br, onde disponibiliza endereço das unidades, relação dos medicamentos padronizados por nível (atenção básica, especializados), documentos necessários para dar entrada no programa, formulário online, além de portarias legislações e artigos da área.
 
Como ingressar no programa:
 
- É necessário que o paciente não responda mais aos tratamentos convencionais oferecidos pelas unidades municipais de saúde, seja por intolerância ou resistência ao medicamento;
- Diagnóstico e tratamento da doença devem estar contemplados na média e alta complexidade, ou seja, necessitam de maiores recursos científicos e/ou tecnológicos;
- O tratamento deve atender aos protocolos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde;
- A solicitação deve ser encaminhada por alguma unidade conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), seja pública ou privada.
 
Documentos necessários:
 
- LME – Laudo para Solicitação/Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica;
- Receita Médica, com dosagem e posologia do medicamento;
- Laudo Médico, descrevendo histórico clínico do paciente e diagnóstico;
- Cópia dos resultados dos exames de acordo com a patologia;
- TCI – Termo de Consentimento Informado;
- Documentos pessoais (CPF, RG, Cartão Nacional de Saúde, Comprovante de Residência e Declaração Autorizadora, caso deseje credenciar representante para receber os medicamentos).
 
Farmácia de Pernambuco - Unidade Metropolitana
Endereço: Praça Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista - Recife/PE
Telefone: (81) 3181.6140
 
 
Endereço: 
Praça Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista
Recife - PE
000000