Durante o período pré-carnavalesco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça a necessidade de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST/Aids). Para isso, durante o desfile das Virgens de Bairro Novo, que será realizado no próximo domingo (19.02), em Olinda, serão distribuídos 72 mil preservativos masculinos para os foliões.
"Com o uso correto e sistemático do preservativo, é possível se prevenir contra diversas doenças, entre elas a Aids, gonorreia e sífilis”, destaca a técnica do Programa de IST/Aids da SES, Bethânia Cunha. De acordo com a técnica, atualmente, a maior parte dos casos de Aids tem acometido a população entre os 20 e 39 anos.
“Ressaltamos que a infecção pelo HIV pode transcorrer silenciosamente, sem sintomas. Esse período silencioso pode durar, em média 10 anos ou mais. Assim, a gente se infecta com o HIV com alguém tão saudável quanto nós mesmos. Por isso, a necessidade de sempre fazer sexo seguro, de realizar teste rápido e, se preciso, fazer o tratamento em tempo oportuno. Só assim podemos diminuir as chances de casos de Aids”, diz Bethânia.
DADOS – Entre 1983 e novembro de 2016, Pernambuco registrou 23.923 casos de Aids (quando o paciente já desenvolve os sintomas da doença), sendo 15.484 em homens e 8.439 em mulheres. Entre 2014 e 2016, foram 3.106 casos (1.990 em homens e 1.116 em mulheres).