A cada grupo de cem mil pernambucanos, 29 são diagnosticados com hanseníase e podem sofrer algum tipo de incapacidade no futuro. Por isso, promover o diagnóstico precoce de casos e facilitar o acesso da população ao tratamento da hanseníase está entre as principais metas do Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase.
O programa atua em todo o Estado realizando apoio técnico das ações de controle e acompanhamento da doença nos municípios, por meio do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e operacionais. Atua também na reorganização da assistência de acordo com os níveis de complexidade e promoção de capacitação para os profissionais da rede pública de saúde. A equipe planeja e articula suas ações, em parceria com: a Superintendência de Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Lacen, Apevisa, Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado, Secretarias de Educação, Morhan, Pastoral da saúde, onde também estabelece parcerias com organizações governamentais e não governamentais.
Toda a medicação para hanseníase é gratuita e fornecida pelo Ministério da Saúde. A distribuição dos medicamentos trata a doença e impede a sua transmissibilidade.
Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase
Coordenação: Monique Lira
Telefone: (81) 3184.0200
E-mail: hanseniase.pe@gmail.com